sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cáritas no enfrentamento ao tráfico de pessoas


 
A Cáritas Arquidiocesana de Manaus juntamente com a Rede Um Grito pela Vida, constituída pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), realizaram em junho no Estado do Amazonas o trabalho de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

Municípios contemplados pelo trabalho foram: São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Temáticas de Prevenção e Sensibilização com foco na Exploração Sexual, Trabalho Escravo, Venda de Órgãos, Adoção Irregular e Casamento Servil. Outros temas acabaram sendo abordados como Gravidez na Adolescência, Alcoolismo e Uso das Drogas.

Esse mutirão envolvia visitas às Escolas Municipais e Estaduais, Igrejas Católicas e Conselhos Tutelares. A equipe, formada de 04 agentes, facilitavam as temáticas com objetivo de alertar estudantes, professores, líderes comunitários, religiosos, conselheiros tutelares e funcionários públicos sobre a violação de direitos da pessoa.

Com apoio da Arquidiocese de Manaus e Diocese de São Gabriel da Cachoeira o trabalho atingiu cerca de 2.000 pessoas. Esta é a primeira iniciativa de mutirão de formações sobre a temática. Multiplicadores foram informados para dar continuidade a prevenção da exploração sexual principalmente às crianças e adolescentes. Outro grupo está no município de Parintins, por conta do Festival Folclórico, para continuar o alerta sobre tráfico de pessoas.

Por Luiza Albertina, Assistente Social, e Thaieny Gama, comunicadora popular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário