quarta-feira, 26 de junho de 2013

Barrocas – Tradicional ‘rapa’ de Minação leva alegria e diversão aos ‘ressaqueados’ do São João

Festa completa 23 anos de muita animação e regrada a licor e muita comida.

Rapa da Minação.foto-Raimundo Mascarenhas
Começou ás 10h40 desta terça-feira,25, e prossegue até quando cada um aguentar, o tradicional ‘rapa’ do Povoado de Minação no Município de Barrocas. A irreverente comemoração acontece há 23 anos, sempre um dia após o feriado de São João.
A festa envolve todo o município e já ganhou fama, atraindo pessoas de outras cidades, a exemplo de visitantes de Salvador e Catu que vieram exclusivamente para esta festa.
rapa da minação.5
A comunidade de Minação não festeja o São João, os moradores saem da localidade para curtir em outras, principalmente na sede do município de Barrocas que faz animada festa para o santo que também é padroeiro da cidade.
Quem gosta de se divertir comendo e bebendo a vontade sem gastar dinheiro, pode se dirigir para Minação que fica a cerca de 4 km do distrito de Bandiaçu que também realiza o mesmo tipo de festa, por sinal mais antiga, mas a movimentação de Bandiaçu promete a partir de agora, pois a comunidade está acordando, já que curtiu três dias de festa na Praça.
rapa da minação
Voltando a Minação o CN esteve na comunidade quando iniciava o ‘rapa’ um comissão formada com 12 pessoas, bastante organizada por sinal, pelo menos no início, nunca se sabe depois do efeito do licor, ornamentou um carroça com potente sistema de som e puxada por três incansáveis cidadãos; Nilson, Roque e Evânio, que prometem carregar o som, alimentos e litros de licor que estima-se que chegue a uma quantidade de mais de 400 depois de passarem por mais de 100 casas da comunidade, tem ainda o Maia com a missão de soltar foguetes durante todo o trajeto.
rapa da minação.6Elizeu a frente fez também o roteiro da carroça para arrecadar comida e bebida
Segundo Elizeu Mota um dos coordenadores do ‘rapa’ ele que também ficou com a incumbência de organizar a carroça, o ‘rapa’ foi criado em 1990 e quatro anos depois resolveram padronizar, vestido os participantes com a camisa que é comprada pelo valor de R$ 10. “ A gente aqui não comemora nada nos dias 23 e 24, só as tradicionais fogueiras de São, mas neste dia a festa é toda nossa e até a noite deve reunir até cinco mil pessoas aqui”, A organização disse que não conta com apoio político no ‘rapa’, mas a Prefeitura investe com banda e palco para logo mais a noite. Disse Elizeu.
rapa da minação.3
A maior parte da população já se prepara para este momento e passa a noite organizando os “comes e bebes” para oferecer aos participantes, e o curioso é que somente uma pessoa é designada para entrar nas residências, João Nego, disse que desde quando começou só ficou de fora uma vez, devido a morte de sua mãe que ocorreu poucos dias antes da festa.
rapa da minação.2
Alamo Medrado Arapiraca, morador de Salvador, usando um chapéu que não faz inveja a muita gente, disse que recebeu de presente da namorada Lecia, ele foi convidado do morador Edioclecio Mota o “Jhonjhon” ainda não tinha visto nada e já dizia que não mais perderia.
rapa da minação.7
Portanto, se você ainda tem ‘gás’ depois de tanto dia de festa, pode ir para Minação, mas se resolver parar em Bandiaçu é possível que não chegue lá, pois o rapa é mais antigo e um povo que lhe convence a provar do licor.Mas os moradores são cuidados, eles quando percebem que tem alguém que não mais aguenta ficar de pé, prestam socorro com o “banguê” especie de carrinho de mão sem pneu usado para tirar lama dos tanques.
Texto e fotos: Raimundo Mascarenhas do calilanoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário