segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Repúdio à política do governo federal marca Documento final da Assembleia do Cimi

 
“No apoio incondicional ao protagonismo e autodeterminação dos povos indígenas, denunciamos os ataques e investidas contra os direitos à terra, o esbulho de territórios, a invasão, a violência, o racismo e a morte.” Este é um trecho do documento final da XX Assembleia Geral do Conselho Indigenista Missionário (Cimi). A Assembleia foi realizada de 4 a 8 de novembro na cidade de Luziânia (GO).
Cerca de 150 missionários, missionárias, colaboradores, lideranças indígenas, convidados e assessores debateram o tema : ‘Desafios e perspectivas na construção do Bem Viver’. O encontro aprofundou análises realizadas há um ano, durante o Congresso dos 40 anos do Cimi, reflexivas à ação missionária e conjuntura latente e vindoura.
No documento final, além de um forte repúdio à política do governo federal, o Cimi definiu as suas prioridades de ação: terra e território como direito fundamental; formação política e metodológica de missionários e indígenas; a urbanização e seus impactos sobre os povos e territórios; movimento indígena e alianças com setores comprometidos na defesa da causa indígena por um Estado Pluriétnico.
Eis a íntegra do documento:AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário