sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

BRASIL É VICE CAMPEÃO DO MUNDO EM DESIGUALDADE SOCIAL


A pesquisa "Deixados para trás pelo G20?", da Oxfam, revelou que o Brasil só fica abaixo da África do Sul no quesito desigualdade. - Charge por DaCosta
Imagem: Humor político

Brasil é segundo país mais desigual do G20, aponta estudo
O Brasil é o segundo país com maior desigualdade do G20, de acordo com um estudo realizado nos países que compõem o grupo. Segundo a pesquisa Deixados para trás pelo G20, realizada pela Oxfam - entidade de combate à pobreza e a injustiça social presente em 92 países -, apenas a África do Sul fica atrás do Brasil em termos de desigualdade.
Como base de comparação, a pesquisa também examina a participação na renda nacional dos 10% mais pobres da população de outro subgrupo de 12 países, de acordo com dados do Banco Mundial. Neste quesito, o Brasil apresenta o pior desempenho de todos, com a África do Sul logo acima. A pesquisa afirma que os países mais desiguais do G20 são economias emergentes. Além de Brasil e África do Sul, México, Rússia, Argentina, China e Turquia têm os piores resultados.
Já as nações com maior igualdade, segundo a Oxfam, são economias desenvolvidas com uma renda maior, como França (país com melhor resultado geral), Alemanha, Canadá, Itália e Austrália. Informações da Agência Brasil...(Veja matéria na íntegra, clicando aqui).

1. Dilma vem a Salvador para compensar corte de Negromonte, diz colunista
O ministro das Cidades, Mário Negromonte (PP), continua afirmando – inclusive ao Política Hoje – que não será cortado do governo federal na reforma ministerial que começou esta semana. Mas, de acordo com a coluna Poder On-Line, do Ig, a visita da presidente Dilma Rousseff a Salvador, no dia 29 deste mês, seria uma forma de demonstrar consideração para com o governador Jaques Wagner, pelo fato da Bahia estar perdendo um nome no primeiro escalão do governo... (Veja matéria na íntegra, clicando aqui).



2. Gabinete de filho de ministro emprega lobista de empresas, diz jornal
Um lobista de empreiteiras que obtiveram contratos com o Ministério da Integração Nacional trabalha no gabinete do filho do ministro Fernando Bezerra, o deputado Fernando Coelho (PSB-PE), informa reportagem de Breno Costa e Andreza Matais, publicada na Folha desta sexta-feira (20). Emendas apresentadas pelo deputado ao Orçamento de 2011 asseguraram R$ 1,8 milhão em recursos da pasta para duas construtoras representadas pelo lobista, Aerolande Amós da Cruz. O chefe de gabinete do deputado nega que Cruz trabalhe no gabinete de Coelho Filho.
O ministro Fernando Bezerra Coelho tem sido alvo nas últimas semanas de suspeitas de que teria beneficiado Pernambuco --Estado governado pelo seu partido e onde fica sua base política-- com verbas para a prevenção de enchentes. Ele também é suspeito de privilegiar seu filho, o deputado Coelho Filho, na liberação de verbas do ministério por meio de emendas parlamentares, conforme mostrou reportagem da Folha... (Veja matéria na íntegra,
clicando aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário