segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A MULHER VALENTE QUE ENFREU OS SOLDOS EM BARROCAS



Manoelzinho de Miguel Antônio contava que, durante a Guerra de Canudos (1896-1897), os soldados andavam pelas fazendas da região recolhendo rapazes para a guerra. Ao chegarem à localidade denominada "Os Trinta" (hoje, Barrocas), dirigiram-se a uma choupana de palha, próxima ao ponto de parada da estrada de ferro, onde morava uma senhora de cor, já madura na idade, chamada Maria Alexandrina.

Ela tinha um filho em idade de alistamento militar. Os soldados queriam pegar o rapaz à força para levá-lo para o combate contra o grupo de Antônio Conselheiro em Canudos. Diante da prepotência dos soldados, Maria Alexandrina, recolheu o filho na choupana, colocou-se na porta, pegou na saia, sacudiu e gritou: “Venham tirar ele daqui agora”! Os soldados não tiveram outra alternativa a não ser ir embora sem o rapaz.
Certamente, o Manoelzinho ouviu essa história do pai dele, pois durante a Guerra de Canudos, ele tinha de dois a três anos de idade.

Veja isto:

Você é dos que acreditam numa economia forte em nosso país?


Por Arthurius Maximus

Todo avanço econômico obtido pelo Brasil na “Era Lula” deveu-se exclusivamente ao crédito abundante e fácil, a um mercado interno carente de tudo e sedento por melhorar suas condições de vida que abraçou o crediário e incendiou o país movendo a máquina da economia a todo vapor. Contudo, a falta de reformas necessárias e urgentes, a ausência de investimentos em infraestrutura, o abandono à própria sorte de nosso parque industrial e a uma política irresponsável de gastos públicos; o país foi levado, no início do governo Dilma, a beira de um colapso econômico.

Hoje, a inadimplência aumenta; a capacidade de endividamento da população está perigosamente perto de se esgotar; nosso parque industrial vem sendo reduzido drasticamente e estamos cada vez mais dependentes do capital especulativo internacional. Veja mais aqui



Vale a pena um clique:
Você é dos que acreditam na autossuficiência de petróleo?
Você é dos que acreditam que o etanol brasileiro vai mover o mundo?
Você é dos que acreditam numa economia forte em nosso país?
Você é dos que acreditam que a dívida externa foi paga?
Você é dos que acreditam que a inflação está caindo?

Por Arthurius Maximus

Nenhum comentário:

Postar um comentário