terça-feira, 30 de agosto de 2011

BARROCAS – BAHIA: FAZENDAS MAIS ANTIGAS (Continuação)


Estamos elencando aqui as fazendas mais antigas de Barrocas com seus donos primitivos. Não é uma informação exata; há muitas falhas, mas aproxima o mais possível da realidade. Nossa memória falha e as informações de pessoas antigas e conhecidas da região nem sempre são exatas.


Na citação de hoje, está a Fazenda Barreiras. Pena que em nossas anotações não encontrei informações sobre ela. Pedimos, portanto, que nos enviem alguns dados sobre esta fazenda que se transformou em um povoado merecedor de um centro educacional moderno, além de muito bonito. Ficaremos muito agradecidos.


FAZENDA BAIXA DA AREIA - Fica vizinha à Fazenda Alto da Porteira.


FAZENDA BARAÚNA DO RUMO - A Fazenda Baraúna do Rumo foi de Posidônio, pai de Benícia que casou com Pedro Brasileiro; fazia parte do terreno da Fazenda Sossego e ficava encostada à fazenda Caiçara.


FAZENDA BARREIRAS - Padroeiro: Santa Marta. Construção da capela iniciada em 1983, por iniciativa de Cecílio.

FAZENDA BELA AVISTA DA ESPERA – A Fazenda Bela Vista da Espera foi criada por Procópio Ezequiel da Silva, casado (em 25 de setembro de 1935) com Agripina Batista da Silva (natural de Candeal). Procópio veio da zona rural de Araci (BA) para Barrocas em 1931 (tinha 25 anos de idade); primeiramente, comprou a Antônio Simões Carneiro 30 tarefas de terra, desmembradas da Fazenda Espera; no ano seguinte comprou mais 18 tarefas a Rufina Maria de Jesus, desmembradas da fazenda Caiçara; mais tarde, comprou outro pedaço de terra desmembrado da Fazenda Forquilha, pertencente a Miguel Santiago. Assim formou uma propriedade de 85 tarefas, a que deu o nome de Fazenda Bela Vista da Espera; faleceu em 2002, aos 96 anos de idade.
O casal Procópio e Agripina teve os seguintes filhos: Gerulho, Antônio, Maria Lídia, Maria José, Eliete e Ernandes. Seu filho Antônio Ezequiel da Silva, estudou Direito, tornando-se juiz federal na Bahia e desembargador federal em Brasília, além de outras altas funções inerentes à sua formação; o outro filho, Ernandes Ezequiel da Silva, formou-se em engenharia.

FAZENDA BOA UNIÃO – Foi de Pedro Ricardo de Queiroz (Pedrinho); eram também moradores da fazenda: José Rufino, Miguel de Jesus Ferreira e Antônio Francisco. A padroeira é Santa Luzia. O terreno para a construção da capela foi doado por Antônio Ferreira e José Celso.


FAZENDA BOI PRETO - Era de João de Tomé e Tertuliana.



FAZENDA BOM VIVER - Ao sul da Fazenda Lagoa da Cruz, ficava a Fazenda Bom Viver e, mais adiante, a Fazenda Minação. Pertenciam a membros da família de Leôncio.

FAZENDA BRASILEIRO - Foi de Pedro Brasileiro; uma parte foi vendida a Antônio Simões, filho de Sinfrônio Queiroz; hoje abrange a região do minério de ouro. A construção da capela foi iniciativa de Bastão. Construída em 1977, com ajuda do povo.


FAZENDA BROTAS - A Fazenda Brotas era de João Limoeiro.

Veja mais, clicando, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário