domingo, 14 de agosto de 2011

DEFENDENDO A PERERECA

Embora em atraso, venho tomar a defesa de um animalzinho que foi notícia em Barrocas – BA:



“Crianças que costumam jogar bola em frete das suas residências na Rua Torquato Gomes, próximo ao Colégio Municipal em Barrocas, encontraram na tarde de quinta-feira (11) um animalzinho exótico”.

jornalanossavoz.blogspot.com/

Este título de “animalzinho exótico” não é adequado à perereca verde que foi encontrada pelos garotos, popularmente chamada de rã. Animal exótico é o que “não é nativo do país ou região onde se habita”.
Este animal é muito comum na região de Barrocas (ou era muito comum). Talvez o desmatamento tenha feito com que as rãs fossem desaparecendo. Ou as crianças e adolescentes de Barrocas estejam se distanciando da natureza, da vida no campo. Por isso acharam o animalzinho estranho. Mas o que me estranhou mesmo, foi a admiração dos garotos ao verem um animal comum da região e virar notícia com o nome de exótico.
As pererecas ou rãs são parentes dos sapos e das verdadeiras rãs, que na região, são conhecidas de jias, e também de outro animalzinho que vive nas beiradas dos açudes e lagoas chamados popularmente de caçotes.
As pererecas são anfíbios que vivem sobre árvores. Podem ser verdes ou marrons, o que ajuda a se esconderem dos predadores entre as folhagens ou presas aos troncos de árvores. Elas gostam de locais úmidos, frescos e sombreados.
É comum, encontrar embaixo do telhado das casas uma espécie de perereca ou rã, de cor marrom ou cinza, chamada popularmente em Barrocas e região de “rapa-cuia” (imagem). Ela emite um som imitando o ruído de uma cuia sendo rapada (ou hoje não se sabe mais o que é uma cuia?). Este som emitido pela rapa-cuia no tempo seco é sinal de que, em breve, vai chover trovoada – assim acredita a sabedoria popular.
Após este comentário, peço aos garotos que viram a perereca verde, que aproveitem as aulas de Ciências Naturais e aprendam mais sobre os anfíbios, assim como os estudantes de Biologia.
Parabéns aos garotos por terem protegido o animalzinho, não exótico, mas nativo.


Vale a pena ler:

O ex-ministro José Dirceu manteve em Brasília conversas reservadas com dirigentes e políticos aliados, como o senador José Sarney, além de lideres partidários. Para um dos senadores do PMDB com quem conversou, Dirceu está “apavorado” com erros da presidenta Dilma no relacionamento com partidos e o Congresso. O ex-ministro deixou claro aos interlocutores o seu temor: que Dilma não conclua o mandato. Claudio Humberto


2. Dilma está algemada ao esquema corrupto do lulopetismo.


A presidente não demorou a mostrar a sua cara. Em vez de comemorar a prisão dos corruptos, ficou "furiosa", achou tudo um "acinte", de agora em diante quer ser informada antes das ações policiais. Para quê? Para mandar limpar gavetas e jogar computadores pela janela? A Policia Federal estourou um esquema criminoso que estava anunciado no Turismo... Veja na íntgra, clicando aqui



3. Lula aconselha Dilma a ir com calma nas “faxinas”. Vocês acham bom o conselho?


Lula aconselhou a presidente Dilma a ser mais “compreensiva” com os deputados e senadores da base aliada e a não “comprar briga” com eles. Ou seja, calma com as “faxinas”... O resultado é que a presidente vai liberar até o final do mês 1 bilhãozinho de reais das chamadas “emendas parlamentares” para obras, em geral de cunho eleitoreiro... Leia matéria completa, clicando aqui

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário