terça-feira, 16 de agosto de 2011

BARROCAS – BAHIA: FAZENDAS MAIS ANTIGAS



FAZENDA ALAMBIQUE


Com o passar do tempo, a Fazenda Alambique - que foi de Joaquim de Umbelino, tornou-se um povoado. Localiza-se a três quilômetros de Barrocas - BA; sua principal fonte é o cultivo da mandioca. Sua origem vem desde os portugueses que ali se instalaram ao longo da “estrada real” que passava na localidade ligando o litoral a Vila Nova da Rainha (Senhor do Bonfim). Na baixada fértil iniciaram um plantio de cana-de-açúcar e instalaram um alambique. Daí o nome da fazenda e, depois, povoado. O senhor Umbelino é citado como um dos moradores mais antigos. Dizem que Umbelino teve um alambique na localidade, onde fabricava cachaça. No povoado de Alambique a estrada principal ramifica-se em três outras estradas, ligando a sede do município a vários outros povoados e fazendas.

Possui uma quadra de esporte e dois times de futebol: Náutico e Bahia. O Bahia foi fundado em 1990; em 1995, conquistou o título de campeão no Campeonato Regional de Barrocas.

A comunidade católica está construindo uma igreja; os atos religiosos estão sendo celebrados na antiga escola; um grupo de jovens ainda está em formação. A moradora mais antiga da comunidade é a senhora Martiniana Cardoso de Oliveira.
Curiosidade: Uma antiga baraúna é um ponto de referência do povoado. Os moradores mais antigos já encontraram lá e os antepassados faziam referência a ela.

FAZENDA AGRIÃO - A Fazenda Agrião pertencia a Antônio de Eduardo. Foi a primeira residência de Marciano, criado por Umbelino.

FAZENDA ALAGADIÇO – Antônio Cacumbu, Antoninho da Santa Rosa foram moradores da Fazenda Alagadiço. A capela da comunidade tem como padroeiro São Francisco de Assis. Construção iniciada em 4 de outubro de 1988, por iniciativa da Legião de Maria.
Veja mais, clicando, aqui.


HUMOR POLÍTICO


Dilma reúne Base Aliada para estreitar laços.

Os lideres negaram que tenham discutido a ampliação da liberação de emendas, estimadas em R$ 1 bilhão pelo Planalto, valor considerado irrisório pela base. "Ninguém falou em cronograma de emendas. Ninguém falou em cargos. Ninguém falou em nenhum tipo de questão operacional", afirmou o senador Romero Jucá (PMDB) - por Newton Silva


BRASIL IRRIGADO


Corrupção na Agricultura:: Ministro Wagner Rossi (PMDB) coleciona corrupção e escândalos, diz revista. - por Dálcio para o Correio Popular.






Nenhum comentário:

Postar um comentário