terça-feira, 23 de agosto de 2011

BARROCAS: FAZENDAS MAIS ANTIGAS - ALTO ALEGRE

Estamos citando aqui as fazendas mais antigas de Barrocas com seus respectivos donos primitivos. Não é uma informação completa; há muitas falhas, mas aproxima o mais possível da realidade. Para isso, recorremos à minha memória e a informações de pessoas antigas e conhecidas da região.


FAZENDA ALTO ALEGRE


A Fazenda Alto Alegre pertencia a Umbelino. Ficava entre o atual povoado de Alto Alegre e a Fazenda Alambique. A filha de Umbelino chamava-se Maria (Maria de Umbelino) e era parteira; tinham um filho conhecido como João Coco, que gostava de tocar viola.
Umbelino criou um cidadão de nome Marciano; morava à margem da estrada que vai do Alambique para o Tanque do Cachorro. Conta-se que em frente à sua casa, do outro lado da estrada, Antoninho do Rosário arrancou uma panela de dinheiro.


FAZENDA ALTO DA PORTEIRA - Esta fazenda fica do lado esquerdo da estrada que ia do Alambique para Serrinha; foi de Antoninho da Santa Rosa; depois, foi vendida a Antônio Cacumbu e a José Romão (Zé Romão).

FAZENDA ANGÉLICA - A Fazenda Angélica pertencia a Aniceto Manoel da Mota, casado com uma parenta de João Afonso. Ao norte dessa fazenda, ficava a estrada de ferro; ao sul ficava a Capoeira de Leandro; ao leste, ficava a Fazenda Tanque Novo que pertencia à família de Cassimiro; ao oeste ficava a Fazenda Rosário. Aniceto tinha vários filhos; entre eles: Ângelo, Terezinha, Catarina (casada com Tote), Mariquinha, Ana (Nane); José (Dedé), casado com Lourdes, João (João Morotó) e outros.

FAZENDA AROEIRA - A Fazenda Aroeira pertencia a Sinfrônio Alves de Queiroz. Lá havia um senhor que era “curador de cobra”. Ele dizia que, se uma cobra o mordesse, a cobra morreria e não ele. Certo dia, os parentes de um mordido de cobra foram à procura dele para curá-lo. Ele foi atender. Chegando à casa, ele pediu um copo com água, cuspiu dentro e deu à vitima para beber. A verdade é que esta pessoa não morreu da picada.

Fonte: BARROCAS - BAHIA, Origem, Fazendas, Pessoas, Política, Fatos - João G.P. Neto e Tiago de Assis Batista
Veja mais, clicando aqui.

Veja também:


1.Petistas temem que “faxina” de Dilma carimbe gestão de Lula como ”corrupta”.

Por Vera Rosa, no Estadão.

A “faxina” no governo da presidente Dilma Rousseff, que já derrubou quatro ministros em dois meses e doze dias, causa extremo desconforto no PT. Dirigentes do partido, senadores, deputados e até ministros temem que, com a escalada de escândalos revelados nos últimos meses - especialmente nas pastas dos Transportes, do Turismo e da Agricultura -, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva acabe carimbado como corrupto. Todos os abatidos na Esplanada foram herdados de Lula... Veja matéria na íntegra, clicando aqui.

2. UNE comemora Reingresso do PMDB.



A União Nacional dos Estudantes está cada vez mais parecida com o governo. A semelhança foi tonificada com o reingresso do PMDB na Executiva da entidade. Ausente da UNE havia duas décadas, o PMDB terá agora um assento no colegiado presidido por Daniel Iliescu (PCdoB - partido ha 25 anos na presidência da entidade), recém-eleito mandachuva dos estudantes. Membro da Juventude do PMDB, Mark Souza representará o partido na direção da UNE. A novidade foi celebrada em cerimônia realizada na sede do partido, em Brasília. Presidente interino do PMDB, o senador Valdir Raupp (na foto) soltou fogos: “O PMDB além de ter uma aliança sólida com o PT e com o governo, tem uma aliança profunda com o povo brasileiro e, em especial, com os jovens do nosso país.” Presente, Daniel Iliescu, o "comunista" que preside a UNE, disse que o PMDB é uma “referência” para os jovens. - por Nani.

Fonte: HUMOR POLÍTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário