sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DAS COISAS INCONVENIENTES QUE O MOVIMENTO NEGRO NÃO DIZ


Nunca vou entender como um homem da estatura de Ernesto Carneiro Ribeiro é esquecido e Zumbi, um bandido (assassinou por envenenamento o líder-fundador de Palmares), é lembrado e celebrado! Outra coisa. Abolição foi em 1888. Em 1874 ele já ...tinha o seu próprio colégio! Antes disso já era um grande educador. Antes ainda teve acesso a educação de altíssimo nível.

Nem tudo o que dizem sobre o passado é,
no todo, verdade.


"Médico e literato brasileiro nascido em Itaparica, Estado da Bahia, filólogo de mérito e educador de amplíssimos conhecimentos, cuidadoso na correção da linguagem, foi pioneiro no Brasil de uma gramática constituída em função da língua falada. Estudou no Liceu Provincial de Salvador e na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se doutorou (1864). Fundou o Ginásio Carneiro Ribeiro (1884), o qual dirigiu por 36 anos. A publicação dos oito volumes do Projeto do Código Civil Brasileiro, do jurista e magistrado brasileiro Clóvis Beviláqua (1859-1944), publicado pela Imprensa Nacional (1902), deu origem aos seus famosos debates lingüísticos com o famoso político e jurisconsulto brasileiro Rui Barbosa (1849-1923), em cima do Parecer desse senador sobre a matéria. A Imprensa Nacional editou os oito volumes do Projeto de Clóvis Beviláqua, e, ao mesmo tempo, o Parecer do senador Rui Barbosa sobre a matéria. Envolvido a contragosto na apreciação do projeto, iniciou com Rui Barbosa, seu antigo aluno, a polêmica, destacando certos aspectos do português no Brasil que não eram percebidos pelos gramáticos, tornando-se no país o pioneiro de uma gramática constituída em função da língua falada. Sobre o assunto publicou A redação do projeto do código civil (1902) e A réplica do dr. Rui Barbosa (1905) e faleceu em sua terra natal, em 13 de novembro (1920), com 81 anos." - (http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/ErnstoCa.html)

Sobre o banditismo de Zumbi podem ler aqui (existem historiadores sérios que mostram que ele tinha escravos, atacava a população, punia quilombolas que fugiam, entre outras vilanias): http://on.fb.me/TOXl5g

3 comentários:

  1. Uma figura brasileira muito interessante, infelizmente só tive o prazer de conhece-lo agora mas fico cada vez mais fascinado.

    ResponderExcluir
  2. Uma figura brasileira muito interessante, infelizmente só tive o prazer de conhece-lo agora mas fico cada vez mais fascinado.

    ResponderExcluir
  3. O fato de apresentar a História ilustre desta personagem do Brasil não invalida a luta dos movimentos negros, aliás não é apenas deles o dever de expor belas histórias de intelectuais e simples civis negros que construiram o país, mas é dever de todos.

    ResponderExcluir