terça-feira, 20 de novembro de 2012

ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE O MENSALÃO DO PT E O MENSALÃO DO PSDB


Apenas para colocar as coisas no seu devido lugar, vamos falar em cifras.

O Mensalão do PT envolveu a cifra de R$ 141 milhões.

Este foi o montante movimentado pelo mensalão em dois anos, somados empréstimos bancários e os recursos que teriam sido desviados de contratos com o setor público. As informações são da Procuradoria Geral da República...

O Mensalão do PSDB envolveu, segundo denúncia do Ministério Público Federal, a importância de R$ 3,5 milhões, transferida dos cofres públicos das estatais mineiras COPASA, COMIG e BEMGE para a empresa privada SMP&B Comunicação, de Marcos Valéio, sob a justificativa formal de patrocínio a três eventos esportivos cuja organização era controlada pela empresa de três acusados.

 As provas constantes dos autos demonstram que, do montante total retirado das estatais, parcela ínfima teve a destinação efetivamente prevista. O restante foi desviado para a campanha do acusado, que à época exercia mandato de Governador do Estado de Minas Gerais.

A conclusão do MPF é que no Mensalão do PT houve compra de votos, enquanto no Mensalão do PSDB houve caixa dois.

A tese que o PT quis defender, de que o desvio de dinheiro público era apenas caixa dois, é o crime que consta da acusação contra o PSDB. Lá não se fala em compra de votos o que, de certa forma, descaracteriza o uso do termo para os tucanos.  (Veja íntegra - AQUI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário