sábado, 24 de dezembro de 2011

O NATAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE VERDADEIRAMENTE JUSTA E FRATERNAL



Foto: catolicanet.com
Infelizmente, a metamorfose do Natal em festa consumista já foi incorporada à rotina, ocupando lugar de destaque no calendário comercial. A popularização da figura simbólica de são Nicolau, sob as vestes de um generoso ancião, acabou por deixar em segundo plano a imagem do nascimento de Jesus Cristo, o motivo da celebração. Mais do que nunca, por isso, precisamos recuperar o verdadeiro sentido da comemoração natalina, resgatando o caráter humanista de que é dotada.
Chegamos hoje ao Natal e, com ele, nos é oferecido um momento especial para refletir novamente sobre o significado desta data e principalmente, afastarmos o risco da perda do sentido do sagrado em nossas relações. Realmente a santidade assusta e incomoda já que desnuda a nossa mesquinhez. ..
Celebrar o Natal equivale a deixar que o amor de Deus se encarne dentro de nós para nascer a cada dia, em cada circunstância, em cada relacionamento humano. Significa então assumir um empenho e não só para esse dia, ou seja, efetivar uma permanente conduta, séria e concreta, que garanta a mudança da situação de abandono social que aflige os menos favorecidos. É inegável que, ao longo do tempo, os apelos comerciais têm conseguido anuviar, em muitos lares, o verdadeiro significado desta celebração. As preocupações, para alguns, resumem-se em perambular pelas lojas à procura de presentes ou em se esmerar na organização de fartas ceias e almoços natalinos.
Não se assume uma postura contrária a tais costumes, já que a confraternização também é importante. É preciso, contudo, alertar para o fato de que, nos lares cristãos, tais preocupações deveriam ser secundárias, deixando-se no centro desta comemoração uma reflexão, íntima e familiar, a respeito das mensagens de amor, humildade e esperança ... (Veja matéria na íntegra, clicando aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário