terça-feira, 1 de julho de 2014

Metrô de Salvador, construído à troca-de-caixa


Depois de 14 anos, e R$ 800milhões desperdiçados pela Prefeitura, Salvador tem um Metrô.
 
Na data histórica de 11 de junho de 2014, finalmente, o Metrô de Salvador entra em operação.
 
Neste primeiro momento, de 11 de junho de 2014 a setembro de 2014, funcionando de segunda a sexta-feira das 12h00 às 16h00, com velocidade reduzida e acesso gratuito, afirma o Governo do Estado da Bahia, opera em fase experimental para ajustar os sistemas e permitir que haja manutenção preventiva.
 
 Conforme os acordos já existentes, a previsão é que a tarifa para o uso somente do metrô será de R$ 3,10, contra R$ 2,80 cobrada pelo ônibus, e, a tarifa integrada será de R$ 3,90. A vantagem ficou para os torcedores que vão ao Estádio da Fonte Nova, acompanhar os jogos da Copa2014. Pelo menos isso.

Metrô de Salvador, construído à troca-de-caixa. O Projeto de Mobilidade Urbana de Salvador, proposto pela Prefeitura do Democratas, não contempla a expansão do Metrô;


. O projeto original do Metrô de Superfície de Salvador contemplava 13km de extensão; começou a ser construído em 1997, na administração do Antônio Imbassahy (PFL, atual DEMo), com orçamento inicial de R$ 307milhões, e foram paralisadas as obras;

. Retomaram as obras em 2005, desta vez sob o comando da Prefeitura de Salvador, na administração do João Henrique (PMDB), juntamente com o Geddel Vieira Lima (PMDB), e um aditivo orçamentário para dar cabo à obra em 3anos; mito total, e foram tantos aditivos orçamentários, um sobre o outro, que em 2007 o Tribunal de Contas da União interviu, revisou o projeto, revisou o orçamento, e fez desmembrar em duas linhas, para tentar estancar a sangria de dinheiro do povo; resultado: as obras empacaram, e nada mais foi feito; pois é, até o então presidente Lula fez piada com o prefeito João Henrique, acerca deste caso; até este momento, o Metrô de Salvador há consumido R$ 720milhões, e nada de metrô;

. Em 2013, finalmente as obras do Metrô passam para o controle do Estado; no período de um ano o Governo do Estado termina a primeira parte do projeto desmembrado, constando 6,5km de extensão, e já preparadas 27% das obras da segunda parte.

Sob a tutela do Governo do Estado, o Metrô de Salvador ganhará extensão maior. Interligará o centro da capital baiana ao Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães, chegando até o município de Lauro de Freitas, integrante da microrregião metropolitana de Salvador, totalizando 35km até abril de 2017. Desta vez, ao contrário do início desta epopéia, serão recursos do Governo do Estado, do Governo Federal, e Capital Privado, em regime de Parceria Público-Privada (PPP).

Por essas e outras, só nos resta parafrasear o ex-Governador Octávio Mangabeira, e confirmar que “a Bahia está (mas continua) tão atrasada que, quando o mundo se acabar, os baianos só vão saber cinco anos depois”.

Eu, ToNoRastro.

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