terça-feira, 15 de julho de 2014

Afinal, a copa fez muito bem ao Brasil!

Aspásia Camargo
Contribuiu para nos integrar à comunidade global e nos aproximar de outros povos. Como diziam os velhos socialistas, o esporte é um poderoso promotor da convivência e da Paz Mundial.

E foi mesmo! Foi lindo ver nosso país e nossa cidade coloridos com a presença de diferentes nações, pelas ruas e convivendo conosco. Até os barraqueiros de praia ensaiaram uma fusão das bandeiras! Olha a foto. O sincretismo reinou. As bandeiras dos países com o formato da brasileira, unificadas.

Estamos aprendendo a ser mais cosmopolitas. E os brasileiros levam jeito, com sua alegria e cordialidade. Muitos vão agora aprender, pelo menos, inglês e espanhol, tornando nossa cidade uma referência mais confortável à circulação dos estrangeiros. Este foi apenas o início de um grande aprendizado que precisa continuar.

Devemos aproveitar as duras lições desta Copa para melhorar o país e, sobretudo, as próximas Olimpíadas, em 2016. O principal é cuidar melhor da formação e treinamento dos atletas e do desempenho do Brasil nas competições esportivas que o país hospeda. Esse foi nosso maior prejuízo, mas pode vir a ser no futuro, o maior legado.

A vitória da Alemanha foi por mérito! O exemplo do futebol alemão, que venceu o fracasso com muito planejamento e trabalho, só foi compreendido porque a Copa foi aqui, ao alcance de todos. E nos inspirou a fazer uma faxina radical na nossa própria casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário