terça-feira, 9 de abril de 2013

O que há por trás dos negócios “secretos” do governo com Cuba e Angola?



O ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, classificou como “secretos” e sigilosos os documentos que tratam de financiamentos do Brasil aos governos de Cuba e de Angola, e o conteúdo desses papéis só poderá ser conhecido a partir de 2027.

A informação, revelada pelo repórter Rubens Valente, da Folha de S.Paulo, foi destacada pelo senador Alvaro Dias, na sessão plenária desta terça.

O senador afirmou que o BNDES desembolsou, somente em 2012, US$ 875 milhões em operações de financiamento à exportação de bens e serviços de empresas brasileiras para Cuba e Angola, país que desbancou a Argentina e passou a ser o maior destino de recursos do gênero.

Alvaro Dias disse na tribuna ser inaceitável que alegações de sigilo comercial blindem os negócios do Brasil com Havana e Luanda, principalmente pelo fato de o BNDES ser um banco de fomento estatal. “Os negócios realizados pelo BNDES são públicos e não podem ser mantidos sob o manto do sigilo, nem omitidos do conhecimento da sociedade brasileira.

Essa é uma anomalia inaceitável. O que estaria por trás desses empréstimos secretos, sobretudo agora, quando noticia-se que o ex-presidente percorre países do mundo a serviço de empreiteiras de obras públicas e assessorado por diplomatas de embaixadas brasileiras no exterior?” questionou o senador Alvaro Dias.
Confira o vídeo
(Postado por Eduardo Mota – assessoria de imprensa)


Nenhum comentário:

Postar um comentário