segunda-feira, 1 de abril de 2013

MPF investiga mensalão aéreo – viagens pagas por empresas a políticos quando fecham contratos públicos

 
Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net
Por Jorge Serrão – serrao@alertatotal.net
 
Ainda sem nenhum condenado no Mensalão ter sido realmente punido de forma exemplar, o Ministério Público Federal tem tudo para abrir uma investigação sobre uma nova modalidade mensaleira: o esquema que banca viagens aéreas de políticos – geralmente pago por empreiteiras que fecham contratos com os governos da União e dos 27 Estados. As notícias sobre viagens nacionais e internacionais feitas pelo ex-presidente Lula da Silva, em jatinhos alugados ou pertencentes a grandes construtoras, chamou a atenção do MPF.

O Mensalão aéreo é muito fácil de ser constatado. O MPF só precisa acionar a Polícia Federal, a inteligência da FAB e a Anac para identificar, clara e facilmente, quem são os beneficiados pelo esquema. Uma apuração preliminar já verificou que pelo menos três grandes empreiteiras estão gastando, por mês, cada uma, uma média de US$ 3 milhões com o custo do táxi aéreo para políticos, seus familiares ou amigos viajarem de graça na mordomia de jatinhos indiretamente custeados com o dinheiro público pago em contratos com “gordurinhas” (ou superfaturados, em uma linguagem bem clara).

Vazou ao MPF algumas características do serviço aéreo prestado ao ex-Presidente Lula – que nunca viaja em avião de carreira, comercial. A carona dada a Lula exige cuidados especiais. Os jatinhos com ele precisam de uma equipe médica, com enfermeiro, e equipamento especial para respiração. O pessoal de bordo tem ordens para pouco se aproximar dele – que geralmente fica em assento não observado pela maioria dos tripulantes. Lula faz um rodízio no uso das aeronaves de diferentes empreiteiras, para não dar muito na pinta. Mas nada escapa da FAB ou da Anac – e acaba vazando para o MPF... Continuar lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário