domingo, 7 de abril de 2013

CASAMENTO GAY


Milton Marques Júnior
Leio na Veja e vejo sem entender: CASAMENTO GAY

"A cantora Daniela Mercury apresenta sua esposa e faz da união homossexual uma questão inadiável no Brasil".

Qual será o sentido que a revista deu a "inadiável"? Com certeza não é o mesmo que a palavra tem: o que não se pode adiar, improrrogável, impreterível, improcrastin...ável (a palavra não existe, mas eu invento). E para os apressadinhos de plantão, digo que estou tecendo a crítica, não por se tratar de Veja, que foi eleita um dos Grandes Satãs da imprensa, o outro é a Globo. Estou criticando porque o que leio é um absurdo em todos os sentidos. O primeiro deles é que só é inadiável (continuo dizendo que não é...), porque Daniela Mercury resolveu se declarar gay? Então o esforço das demais não-celebridades, até aqui foi inútil. É absurdo, principalmente, porque o Brasil tem coisas muito mais importantes para resolver e discutir e envolver a população do que a união homossexual ou o casamento gay. Diante dos problemas estruturais que temos, este é de somenos importância. Sim, grande progressista de cabeça aberta, foi isto mesmo que você leu. Trata-se de assunto de somenos importância. Senão vejamos. Tomemos Salvador como o microcosmos desse imenso Brasil. Salvador, pátria de Daniela Mercury.

INADIÁVEL é o combate à miséria, que se revela de modo agressivo aos olhos de quem está em Salvador. Não precisa ser muito inteligente para notar. Basta ver. Talvez seja a cidade que expõe de maneira mais flagrante a sua miséria, em contraste com o luxo dos condomínios fechados. São as Alphavilles circundadas por alfavelas (o grande progressista, cabeça aberta, não discriminador e preocupado com o constrangimento - só com isso - trocou o nome de favela por "comunidade", não percebendo que não se trata apenas de uma troca de nomes. Este já está tão estigmatizado quanto o anterior).

INADIÁVEL é a recuperação da escola pública com qualidade, com tempo integral, professores bem pagos, cobrados em sua responsabilidade pelo poder público, que também deveria colocar os alunos no seu devido lugar: respeito à escola e aos professores. Como isto não acontece, a miséria campeia. INADIÁVEL é a retomada do metrô, que há quase vinte anos, literalmente, não anda. O trânsito de Salvador é o que se poderia chamar de "intrânsito". Um caos. INADIÁVEL é a recuperação da Saúde pública.

INADIÁVEL é o combate ferrenho e incansável à corrupção, ao desvio de verbas públicas, às licitações fraudulentas, à locupletação das empreiteiras, realizando obras que se esfarelam.

No entanto, é mais fácil falar e dar atenção ao que interessa apenas a um setor da sociedade, porque falar e dar apoio ao casamento gay não dá trabalho é só palavrório. E é "in". Sei que os apressadinhos de plantão, sempre preocupados com os direitos humanos e progressistas de carteirinha, dirão que esta discussão não exclui as outras. É verdade. Mas está excluindo. Não se vê um comprometimento da sociedade, em um brado retumbante e tonitroante e agressivo das ruas, para o que elenquei acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário