terça-feira, 23 de abril de 2013

Dom Murilo Krieger fala da reflexão dos bispos sobre política e eleições na 51ª AG

Durante a coletiva de imprensa desta terça-feira, 16 de abril, o arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, dom Murilo Ramos Krieger, apresentou a reflexão que os participantes da 51ª Assembleia Geral fizeram sobre política e eleições. O tema, fora do ano eleitoral, vem proposto pela Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação.

Um dos principais aspectos desta reflexão é o incentivo da participação do leigo no processo político. “Se faz restrição da participação do padre por causa da posição que ele ocupa na comunidade. Pode se perguntar ‘Por que a Igreja não apresenta o seu candidato?’ Nós não queremos isso. Queremos é, com uma responsabilidade maior, de mostrar que o leigo, se tiver vocação, deve exerce-la com fidelidade, e não para defender interesses da Igreja, mas da comunidade. Claro, guiado por sua orientação de fé, como a questão da vida por exemplo”, afirmou dom Murilo.

De acordo com o arcebispo, cresce a responsabilidade da Igreja de formar tais lideranças, não para formar uma bancada católica, mas para que favoreça a construção do bem comum. “Penso que essa nota feita nesta Assembleia, que ainda passa por alguns ajustes e será publicada logo, se tornará base para as cartilhas e as orientações que as dioceses, paróquias e comunidades costumam apresentar no período eleitoral”.

Fonte: CNBB Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário