terça-feira, 4 de outubro de 2011

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA É DESRESPEITADO NO BRASIL

Foto: catolicanet.com

O que se tem observado no Brasil, é uma intensa legião de crianças e adolescentes despidas de seus direitos básicos de cidadania e uma manifesta omissão e conivência do Estado e da sociedade em geral com tal quadro. Assim, para que não nos envergonhemos amanhã de nosso passado, precisamos assumir, desde já, a responsabilidade pelo destino desses jovens colocados à margem da vida.
Comemoraremos a doze de outubro, o DIA DA CRIANÇA. Voltando os olhos para essas criaturas que representam, de fato, o futuro de nosso País, observaremos um acúmulo de fatos chocantes, entre os quais, a exploração de menores na prostituição, o alto índice de uso do trabalho infantil e a existência de milhares de crianças, entre sete e quatorze anos, fora da escola. Vários outros dados dão conta do atraso em que nos encontramos, nesse aspecto essencial da formação da nacionalidade.
Os nossos problemas tendem a se agravar enquanto a infância e os cidadãos, suas vontades e necessidades forem tratados com descaso, esquecimento e cumplicidade da sociedade contemporânea. Nesta trilha, por ocasião das datas que homenageiam as crianças e professores no dia 15, reflitamos sobre a ausência de incentivos à educação, que gera um processo falho e imperfeito, deixando de se formarem coerentemente crianças e jovens, constrangendo muitos adultos amanhã, a viverem privados de uma visão crítica, permanecendo alienados e massificados, contrariando frontalmente direito fundamental básico.
Para nos despertar do comodismo, transcrevemos abaixo os dez princípios da DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA, promulgado pela ONU – Organização das Nações Unidas e subscrita pelo Brasil, apesar do nosso país ser um dos recordistas em desrespeitá-los: Clique aqui e confira .


HUMOR POLÍTICO


Crise e inflação prejudicam acordos salariais e estimulam greves
Publicado por
Humor Político

O Brasil atravessa uma onda de greves em setores fundamentais da economia. A aceleração da inflação e o ambiente de incertezas diante da crise internacional têm abalado as negociações salariais de categorias com tradição de quentes embates entre trabalhadores e empresários. - Por Frank para A Notícia


Nenhum comentário:

Postar um comentário