domingo, 2 de novembro de 2014

No 2º mandato, Dilma terá que lidar com problemas que ela mesma produziu

Chefe do Executivo tem o desafio de
reconquistar a confiança e
estimular investimentos
Baixo crescimento, inflação elevada, contas públicas estranguladas e deficit externo recorde será obstáculos.

Reeleita, a presidente Dilma Rousseff terá pela frente uma difícil transição para o segundo mandato, sobretudo na economia. “O país que ela herdará de si mesma é, sem dúvida, mais desafiador do que encontrou em 2010, deixado por Lula”, diz o economista-chefe da Boa Vista Serviços, Flávio Calife. Os números dão razão ao analista. O primeiro mandato de Dilma foi marcado pela piora generalizada dos principais indicadores econômicos. O Produto Interno Bruto (PIB) desabou, a inflação está mais alta e o consumo das famílias desacelerou. Para piorar, não poderá mais utilizar os gastos do governo para estimular o crescimento, já que as contas públicas estão estranguladas.

O Correio ouviu fontes do governo, da academia e do mercado financeiro para identificar o maior desafio de Dilma nos próximos quatro anos. Os entrevistados foram unânimes em alertar para a debilidade das contas públicas e o risco de o país perder o grau de investimento, conquistado a duras penas em 2008. “O Brasil não pode, em hipótese alguma, sofrer um downgrade (rebaixamento da nota de crédito)”, diz uma alta fonte do Banco Central, reforçando que o corte do rating soberano seria “devastador” para a imagem do novo governo.

Um ex-diretor do BC, que recentemente teve o nome cogitado para comandar a instituição num eventual governo Aécio Neves (PSDB), chamou a atenção para a queda dos resultados fiscais em anos de eleição. “Não é só no Brasil que o governo gasta mais em período eleitoral. Mas, neste ano, houve uma piora forte em um quadro que já era de muita dificuldade para as contas públicas”, emenda.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário