quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Barrocas-Ba: Profissionais da Saúde param atividade alegando falta de pagamento de salários

Motoristas, enfermeiras, técnicas em enfermagem, recepcionista, médico, dentista e auxiliar de serviços gerais decidiram parar as atividades até o pagamento do seus vencimentos, a paralisação aconteceu na manhã da quarta-feira (19).

Os profissionais alegam que a Secretária de Saúde e Prefeitura Municipal de Barrocas não cumprem com os pagamentos em dia, e estão desde inicio do mês sem receber, segundo um dos servidores o pagamento deveria cair em conta no dia 5 de novembro. Em reunião que contou com a presença do Prefeito o Secretario de saúde disse que problemas na internet causados pela chuva internet e referente a cadastros e dotação causaram o transtorno.

Os PSF’s da cidade foram afetados, pela manhã praticamente nenhum funcionou como deveria. Os profissionais lamentam a paralisação; “Queríamos estar trabalhando, mas estamos sem receber, ficamos muitos dias trabalhando (14 dias) para que a população não ficasse prejudicada”.
Tanto o prefeito como o Secretário pediram desculpas pela situação,
mas também compreensão dos profissionais 

O Prefeito Municipal Almir de Maciel e Secretario de Saúde Gerival Moreira provocaram a reunião na busca pela normalização dos atendimentos e serviços haviam sido suspensos; “Diante da dificuldade de dotação orçamentaria se pagava pela fonte 14 e transferi-o pra fonte 15, e precisamos fazer a contenção de despesa”. Disse o Gestor tentando explicar os motivos do atraso de 14 dias; “Na sexta choveu e tivemos problema com internet, segunda-feira encontramos o problema das fontes” disse Gerival.

Na terça-feira 12 de novembro houve outro protesto, na ocasião moradores do Povoado de Nova Brasília protestaram contra a redução do atendimento no PSF4. Comenta-se que o Posto de Saúde de Santa Rosa será inaugurado este ano, porém profissionais que falaram com nossa equipe temem pela falta de atendimento adequado, já que os atuais passam por dificuldades para atender a população?

Voltando aos pagamentos, tanto o Prefeito como o Secretário garantiram que ontem mesmo até o meio dia os valores estariam nas contas dos profissionais da saúde que mesmo diante do compromisso disse que só retomariam às atividades após o pagamento.

Preocupados com um novo atraso os profissionais já avisaram que em dezembro, caso o pagamento não seja efetivado até o dia 5, uma nova paralisação irá acontecer imediatamente.

@ Nossa Voz - Por Victor Santos

Publicada por Rubenilson Rubem

Nenhum comentário:

Postar um comentário