Com o falecimento de Joaquim do Maroto, a fazenda foi
dividida entre os seus filhos; esses foram vendendo a terceiros, de modo que, com o passar do tempo, ficou pertencendo a vários donos.
A casa que pertenceu a Joaquim e sua família ficou reduzida a uma tapera, que foi demolida há pouco tempo.
FAZENDA DOR DE DENTE – Um dos últimos dono dessa fazenda foi Joaquim Otaviano.
FAZENDA ESTALEIRO - A Fazenda Estaleiro ficava ao pé da Serra do Brandão. Era propriedade de Antônio Francisco; depois passou para sua viúva Diolina.
FAZENDA GRAVIÉ – Pertencia ao pessoal de Dr. Graciliano de Freitas, passando depois para Leobino Cardoso Ribeiro.
FAZENDA IPUEIRA - Esta fazenda hoje é uma comunidade, tendo como padroeira a Sagrada Família. O terreno para a edificação da capela - construída em1978 - foi doado por Antônio Faustino e sua esposa.
FAZENDA JENIPAPO - A Fazenda Jenipapo pertencia a Inácio Gonçalves Pereira, tio de Joaquim do Maroto. Joaquim do Maroto contava que, certo dia, Inácio saindo da Fazenda Brejo para o Jenipapo, ao chegar à Fazenda Porteira, viu uma luz debaixo de um umbuzeiro que havia à beira da estrada; vendo aquela luz vindo a seu encontro, ele puxou o facão, grande e largo, tipo espada, para se defender daquele fenômeno.
Como o facão não podia golpear a luz, atingiu a sua bota, cortando-a e ferindo a perna. Diante do espetáculo, o burro em que ele estava montado espantou-se e saiu correndo desembestado até a Fazenda Jenipapo. Ele deixou o burro solto com os arreios; entrou em casa e debruçou-se sobre a mesa e adormeceu, passando ali a noite. Pela manhã, teve que cortar a bota para tirá-la, pois estava cheia de sangue coalhado. Depois, foi ver o que tinha acontecido com o burro; esse estava de pé, quieto, na frente da casa, sem ter saído do local.
Do Jenipapo, seguindo para o norte, havia outras fazendas. Uma delas era a Fazenda Periquito onde morava Caúza e Zelino que tinha um filho chamado Marciano. Outra era a Fazenda Cipó, que era de Leopoldino que morava no Cedro; foi da família de Eduardo do Peba. Também, o terreno onde é localizado o Tanque do Esgoto era dessa família.
Seguindo mais para o oeste, encontrava-se a Fazenda Laranja, que era de um dos filhos de Eduardo do Peba.
Eram filhos de Eduardo: Horácio – que era ferreiro em Salgadália; Laudelino, Antônio, Vítor e Leopoldino do Cedro.
Fonte: BARROCAS - BAHIA, origens, fazendas, pessoas, política e fatos - João Gonçalves Pereira Neto e Tiago de Assis Batista - 2011.
A Fifa decidiu que o Brasil seria sede da Copa do Mundo no dia 31 de outubro de 2007 — no mês que vem, portanto, faz quatro anos que a decisão foi tomada. Faltam 34 meses para o torneio. Já lá se foram 58,53% dos dias, e até agora não se fez quase nada, como é sabido. Vai se tentar espremer nos 42% de tempo restante o que não se realizou antes. É um vexame! A ministra Miriam Belchior, do Planejamento, tratou ontem do assunto em entrevista coletiva. Mais um pouco, atacaria de Luan Santana no salão: “Eu tou contando tudo/ e não tou nem ligando pro que vão dizer…” O governo está apaixonado… pela própria incompetência! continua. (Veja matéria na íntegra: http://www.policiaepolitica/).
2. O INFERNO ASTRAL DE LUPI
O vento anda soprando contra o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Ele viu frustrada sua previsão de três milhões de carteiras assinadas para este ano. E, não bastasse, está sendo acusado pelo presidente do Sindicato de Motoristas e Cobradores de Ônibus do município do Rio de Janeiro, José Sacramento, de falsificar documentos públicos. Em carta à presidente Dilma Rousseff, o sindicalista diz que o ministro fraudou o registro de alteração estatutária do Sindicato dos Rodoviários para impedir seu desmembramento. Estaria agindo em conluio com os donos das empresas de ônibus da cidade. Lupi garante que o processo correu dentro da lei... (Veja matéria na íntegra: http://www.policiaepolitica.com.br/ ).
3. Lula vaiado por estudantes pela segunda vez na semana
Protesto de estudantes causa tumulto durante homenagem a Lula
Cerca de 100 universitários ligados á UFBA realizaram manifestação para pedir aumento da verba destinada pelo governo federal para a Educação; ex-presidente recebeu título honoris causa
SALVADOR - Foi sob protestos de um grupo de cerca de 100 estudantes ligados ao Diretório Central da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no início da tarde desta terça-feira, 20, o título de doutor honoris causa da instituição.
O grupo chegou ao prédio da reitoria da instituição para cobrar aumento para 10% do Produto Interno Bruto (PIB) o montante a ser obrigatoriamente investido em educação no País... (Veja matéria completa: resistenciademocraticabr).
Nenhum comentário:
Postar um comentário