sexta-feira, 10 de abril de 2015

Sem água e com a conta antecipada, barroquenses reclamam na sede da EMBASA


As contas antecipadas têm sido motivo de reclamação de diversos clientes da Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA) no município de Barrocas, o problema é ainda maior pois quem reclama afirma não ter consumido o que vêm nas contas. 

São vários os casos relatados por clientes que no curto período recebeu duas contas, como não houve explicação, muitos imaginam que as contas estão duplicadas. A situação gerou dúvidas e revolta nos clientes. 

Na manhã desta quinta-feira (9) nossa equipe esteve no escritório da EMBASA em Barrocas para buscar informações, o funcionário preferiu não se identificar e não foi claro sobre o motivo da emissão antecipada dos recibos. Mas segundo ele a empresa está alterando os grupos na entrega dos recibos, a conta antecipada vem com a média de consumo de cada residência, ainda segundo ele se o consumidor constatar algo errado na leitura a conta pode ser questionada junto a EMBASA.

O Sr. Isaias Pereira, 79 anos, diz que a EMBASA não está respeitando o direito do consumidor quando emite duas contas em menos de 15 dias; “Eles estão alterando o consumo da água e mandando duas contas dentro do período do 22.03 a 03.04”. Segundo o Sr. Isaias o principal prejudicado é o cliente e por isso irá recorrer; “Isso é uma vergonha, a EMBASA tem que respeita o direito do consumidor”. 

Os recibos chegam nas residencias em menor de 20 dias e com
valor, segundo consumidores maior que utilizado
Em frente ao escritório conversamos com a Luzia Carvalho da Mota, moradora do povoado de Velho Domingo, o valor da conta dela praticamente triplicou com a emissão antecipada, na data 10.03 foi de R$ 13,40 e em 03.04.2015 subiu para 63,70. Segundo Luzia ela terá que retornar no dia 16.04 para resolver sua situação. Questionada sobre o abastecimento de água em sua residência ela respondeu “não cai nada”.



Em alguns casos as contas apresentam a mesma data de vencimento e o mesmo valor, dificultando o pagamento, uma senhora que preferiu não se identificar conta que teve que optar por pagar apenas uma das contas até que consiga o valor da segunda, mesmo sabendo que poderá ocasionar em multa e outras taxas por atraso.

As reclamações são constantes e as explicações não estão convencendo os consumidores.



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