quarta-feira, 4 de março de 2015

Barrocas-Ba: A barroquense Sirleide Damião vem se destacando no Território do Sisal através da agricultura familiar

CONSISAL é um consórcio formado pelos 20 municípios do Território do Sisal, que tem como missão “Promover o Desenvolvimento dos Municípios que Integram o Território, propiciando o bem-estar de forma socialmente justa e ecologicamente equilibrada”.

Uma das primeiras ações foi o do projeto da 1ª Água que teve como objetivo a universalização de acesso à água para o consumo humano através da construção de cisternas de placas, sendo que, só no nosso município de Barrocas foram contempladas 320 famílias, que passaram por uma capacitação, mediante  isso, "tive o privilégio de ministrar os cursos nas comunidades que tinha famílias contemplada, sendo o curso de GRH" (Gerenciamento de Recursos Hídricos).
Todavia, por ser uma política pública de grande valia para as famílias de baixa renda do Território do Sisal, já tem um novo projeto em ação, sendo a 2ª Água: Novas Tecnologias para Convivência com o Semiárido, é uma iniciativa para a implementação de estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares que reside no Território do Sisal.
Sendo assim, mais uma vez, estou fazendo parte do processo das ações do CONSISAL como instrutora. Assim, nos dias 26 e 27 de fevereiro do ano em curso, ministrei o primeiro  de muitos cursos que ainda irão ser ministrados nas cidades que são consociadas ao CONSISAL (Consócio Público de Desenvolvimento do Território do Sisal.

Este primeiro curso foi realizado na cidade de Valente e com agendas marcadas e confirmadas para as cidades de São Domingos, Retirolândia e para uma comunidade da cidade de Valente chamada Valilândia. As demais cidades com datas a serem confirmadas, inclusive a nossa querida Barrocas que tem 30 famílias selecionadas para serem contempladas com o KIT 01, sendo compostos por uma cisterna de produção com capacidade de armazenamento para até 52 mil litros de água; um galinheiro para criação de aves; uma horta de 92 m²; limpeza de aguada e um banco de forragem. Esta proposta foi elaborada com o propósito de proporcionar melhoria na qualidade de vida e empoderamento das famílias beneficiadas.

Postado por Barrocas no Ar


Nenhum comentário:

Postar um comentário