sábado, 13 de setembro de 2014

Presidenciáveis confirmados para o Debate promovido pela CNBB em Aparecida

APARECIDA, 12 Set. 14 (ACI/EWTN Noticias).- Na próxima terça-feira, 16, às 21h30, acontecerá o Debate Presidencial promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), na cidade de Aparecida (SP). O debate será transmitido ao vivo pela TV Aparecida, TV Canção Nova e outras sete emissoras católicas, além de 230 rádios e vários portais católicos.
Dos onze candidatos que disputam a presidência, oito foram convidados para o debate, por terem representação na Câmara dos Deputados. Todos eles confirmaram presença, a saber:

– Dilma Rousseff, da coligação “Para o Brasil seguir mudando”, formada por PT, PMDB, PDT, PCdoB, PP, PR, PSD, PROS e PRB;
– Marina Silva, da coligação “Não vamos desistir do Brasil”, formada por PSB, PPS, PPL, PHS, PRP e PSL;
– Aécio Neves, da coligação “Muda Brasil”, formada por PSDB, DEM, PTB, SD, PMN, PEN, PTC, PTdoB e PTN;
– Eduardo Jorge, do PV;
– Eymael, do PSDC;
– Levy Fidelix, do PRTB;
– Luciana Genro, do PSOL;
– Pastor Everaldo, do PSC.

Segundo informou a própria rede Aparecida de Comunicação, o debate está dividido em cinco blocos e terá duas horas de duração. No primeiro bloco, os convidados irão responder a uma única pergunta elaborada pela presidência da CNBB, em ordem já definida por sorteio na presença dos representantes dos partidos. Cada candidato terá dois minutos para resposta.

Durante o segundo bloco, os candidatos irão responder a perguntas propostas pelos bispos indicados pela CNBB, sobre temas como saúde, educação, habitação, reforma agrária, reforma política e lei do aborto.

No terceiro bloco, os convidados responderão a perguntas de jornalistas das mídias católicas. O quarto bloco será de perguntas entre os candidatos à presidência do Brasil. E o último bloco será dedicado às considerações finais dos convidados.

Por parte da Sala de Imprensa do Santuário Nacional, a assessora Flavia Gabriela, partilhou com a ACI Digital as expectativas dos profissionais da Rede Aparecida envolvidos no debate: “estamos bem empolgados com a iniciativa, e empenhados para que ela traga bons frutos e reflexão junto aos católicos de todo o Brasil”.

Os Bispos do Brasil também entendem a importância desta iniciativa, tendo em vista a responsabilidade da Igreja em incentivar a reflexão junto aos eleitores.

“Como católicos, como filhos de Deus, nós devemos dizer ao Brasil e a todos aqueles que desejam governar o país, o que se espera de um homem ou de uma mulher pública que governe que tenha um mandato. Porque o povo tem direito a uma vida digna, uma vida feliz”, explicou Dom Vilson Basso, Bispo de Caxias (MA) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Vale recordar que o evento é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos Do Brasil, através da TV Aparecida e ocorrerá no Centro de Convenções Padre Victor Coelho, ao lado do Santuário Nacional.

Confira também o vídeo com a chamada para o debate:

Nenhum comentário:

Postar um comentário