sábado, 23 de abril de 2011

FAMÍLIA QUEIROZ DE BARROCAS - BAHIA




Casal Antônio Queiroz e Dasdores (esquerda) . Casal Sinfrônio e Mariquinha (direita).



Em outra matéria anterior, falando dos Teles e Queiroz, destaquei a família Teles, apresentando uma árvore genealógica baseada em informações de pessoas antigas da família.

Ao falar dos Queiroz, não me foi possível chegar ao tronco. Na relação de pessoas que marcaram a história de Barrocas, coloquei várias pessoas dos Queiroz, mas não conseguiu organizar a árvore genealógica a partir do tronco. Sabemos que em meados de 1800, a família Queiroz distribuiu-se pelo recôncavo baiano, veio subindo e chegou à região onde hoje é o povoado do Cedro e lá construíram uma fazenda que denominaram de Cédro, devido à existência no local de árvores com esse nome.

Sabe-se que José Alves de Queiroz foi um dos primeiro proprietários dessa fazenda. Falar em Cedro, é falar em Queiroz. Interessante se pudéssemos citar todos, desde a origem, indicando a relação de parentesco, desde os mais antigos até os mais novos.

João Alves de Queiroz é também um dos nomes mais antigos do Cedro; ele foi casado com D. Francelina do Amor Divino. De seus filhos, conheci Antônio Alves de Queiroz, casodo com Maria das Dores (Dasdores) e Sinfrônio Alves de Queiroz, casado com Maria Madalena de Queiroz (Mariquinha).

Com o surgimento do povoado de Barrocas, os irmãos Antônio Alves de Queiroz (também conhecido como Antônio Roberto de Queiroz) e Sinfrônio Alves de Queiroz fixaram-se no povoado, dedicando-se ao comércio. Sinfrônio dedicou-se ao comércio e ao criatório de gado e cultivo da terra. Sinfrônio Queiroz é pai de João Olegário de Queiroz - primeiro prefeito municipal de Barrocas.

Antônio Alves de Queiroz (ou simplesmente Antônio Queiroz ou "Seu Queiroz") teve com sua esposa Dasdores os seguintes filhos: José Martins (Zezé), Maria Olavina, Joaquim, João Benício, Anita Edite, Lira Hilda, Ana Eulália (Donana), Maria das Dores (Dasdorinha) e Donato.
Anita Edite, filha de Antônio Queiroz, casou-se com Simeão Francisco Pimentel e tiveram os seguintes filhos: Antônio Queiroz Pimentel (quando menino tinha o apelido de Tutico, depois de homem e empresário bem sucedido, passou a ser conhecido como Queiroz), Marizete, Altamira, José e Carlos.
Donato casou-se com sua prima Maria Edite (Marocas), filha de Sinfrônio Queiroz e tiveram os seguintes filhos: Raimundo, Antônio Edmundo, José Edson, Elmo, Wdélington, Wellington e Erval.

Só essas informações eu tenho sobre os descendentes de Antônio Alves de Queiroz.
Quanto a Sinfrônio, eu consegui organizar a árvore genealógica de seus descndentes, como se pode ver conferirindo a página anterior: Descendentes de Sinfrônio Alves de Queiroz.
http://barrocas-bahia.blogspot.com/2011/04/descendentes-de-sinfronio-alves-de.html

11 comentários:

  1. Olá, sou descendente de Antonio Alves de Queiroz. Minha mãe é filha de João Pio com Ana Eulália (Donana). Gostaria muito de conhecer mais sobre a história da minha família, assim como também de conhecer muitos dos meus parentes perdidos por aí. Se alguém tiver interesse, manda um e-mail para dadoqo12@hotmail.com.

    Att,

    Evandro Queiroz Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Eu sou da família Queiroz de capim grosso BA. Meu bisavô Joaquim Queiroz casou com Franco Lima e teve vários filhos entre eles José Mendes de Queiroz o primeiro prefeito de capim grosso. Eu queria saber mais sobre esta família de capim grosso de onde veio. Se pode mim ajudar eu agradeço. Wts 11961484810. E-mail Noel.queiroz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Meu avô tem origem em Cairu BA no baixo sul, Cândido Meireles de Queiroz, 11º filho de Ernesto Queiroz e Rita Meireles. Certamente o bisavô Ernesto Queiroz, desembarcou com 5 ou 6 irmãos no Rio Grande do Norte, no final do século XVIII. Contato:71988108520 chicocayru@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. No Rio Grande do Norte tem uma família Pinto Queiroz muito conhecida...

    ResponderExcluir
  5. Sou da família Queiroz, originaria da vila de Ipupiara BAHIA (região de Ibipetum) , e por incrível que pareça meu avô nascido em 1936 se chamava Sinfrônio Queiroz (in memoriam). Achei uma coincidência enorme, e quis comentar aqui! Muito legal conhecer a historia da nossa família. Uma pena meu avô ja ser falecido pra eu não poder perguntar mais :(

    ResponderExcluir
  6. Sou neto de Isaias Monteiro Queiroz de Santana Bahia

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu sou Mairy Queiroz filha de João Alves de Queiroz, filho de Angelo Queiroz, meu pai tinha o apelido de João de Anginho da Lagoa Dantas.
    Gostaria de ter mais informações.🌷

    ResponderExcluir
  8. Eu sou filho de Elmo Alves de Queiroz!
    Adriano Montarroyos de Queiroz

    ResponderExcluir
  9. Eu sou neta de Adauto Pires de Queiroz que foi casado com Magnólia Teles dos Santos, na região da castiga na Bahia. Gostaria de saber mais, edieme23@gmail.com .

    ResponderExcluir
  10. Sou da familia Queiroz da regiao de Barra -Bahia. Meu avô era Emiliano Jose de Queiroz

    ResponderExcluir