terça-feira, 5 de abril de 2011

SAÚDE EM BARROCAS

Maternidade antiga de Barrocas


(foto colhida do Jornal @ Nossa Voz - Barrocas - BA)


Hospital de Barrocas

O Jornal @ Nossa Voz - Barrocas - BA vem prestando relevante serviço à comunidade barroquense seja à residente ou à espalhada por esse mundão. Ele está levando-lhes as notícias mais atuais e também resgatando a memória desta terra tão querida. Na edição on line do dia 4 de abril, traz uma contribuição que nos faz resgatar a memória da saúde em Barrocas, publicando um questionamento de Benjamim Brito de Queiroz sobre o nome do hospital do municipal.

Tomo a liberdade para dar algumas informações sobre a saúde em Barrocas. Em minha época de criança, o que os chás e as rezas não resolviam, tinha que ser tratado em Serrinha com o farmacêutico "seu" Leobino ou com Dr. André Negreiro - único médico da cidade na época. A ambulância tinha que ser o lombo do animal, carro de boi ou o trem. Para problemas de vista, havia Dr. Leitão e, depois, Dr. Leitãozinho, em Santa Luzia (hoje Santaluz).


Na década de 80, antes da emancipação de Barrocas, por iniciativa do gerente do Banco do Brasil de Serrinha, à época, senhor Jonilson Batista da Silva, foi construída uma maternidade de Barrocas pela Fundação Banco do Brasil. Esse empreendimento contou com o apoio de Fernando Lima de Queiroz que na ocasião era assessor do Presidente do Banco do Brasil. Por reconhecimento, resolveram prestar-lhe uma homenagem , pois "se tratava de um barroquense e ainda por ter se empenhado para conseguir verba para a edificação do prédio"- afirma Benjamim. Fernando é barroquense descendente de Totonho do Cedro e Dãozinho Queiroz.

Quando João Olegário de Queiroz foi prefeito, construiu o Posto Médico de Barrocas (1985) na sede, e um pequeno posto de saúde na comunidade de Lagoa da Cruz; comprou uma ambulância com ajuda do Governo Federal. (Conf.: BARROCAS: ORIGENS, FAZENDAS, PESSOAS, POLÍTICAS E FATOS - 2011 , de João G. P. Neto e Tiago de Assis Batista).

No primeiro mandato de prefeito, José Edilson de Lima Ferreira (2005 - 2008) conseguiu, com a ajuda do Governo do Estado, transformar a Maternidade no atual hospital, trocando o nome de Maternidade Fernando Lima de Queiroz para Hospital Municipal José Maria Magalhães Neto . http://jornalanossavoz.blogspot.com/.

Concordo com Benjamim quando diz: "Não estou reivindicando que seja alterado o nome do Hospital de Barrocas. Mas se existe no hospital uma maternidade que seja mantida a homenagem ao meu primo Fernando Lima de Queiroz que foi um dos artífices do projeto de edificar um pequeno prédio em favor da comunidade".


Na sua gestão de prefeito (2009 - 2012) , José Almir Araújo Queiroz adquiriu um micro-ônibus "Volare" de 32 lugares para transporte de pacientes para consultas e exames médicos em outros municípios e uma ambulância para o hospital.


O serviço de saúde no município de Barrocas ainda tem muito a melhorar. Porém, no caos em que vivem os serviços de saúde no Estado da Bahia, o atendimento médico e hospitalar de Barrocas não é dos piores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário