domingo, 1 de maio de 2011

BARROCAS E O TREM


As novas gerações de Barrocas e também os quarentões e cinquentões veem a estação da estrada de ferro e os trilhos da ferrovia que cruzam esta cidade, nem imaginam a importância daquela estação e daqueles trilhos na época em que ali foram instalados e nos anos seguintes. Basta dar uma busca no passado para entender. Antes da ferrovia, as pessoas se deslocavam, para aonde quer que fossem, em montarias: cavalos, burros e jumentos. As mercadorias eram transportadas em caros de bois e em tropa de muares e asininos.

O trem foi o primeiro meio de transporte terrestre a chegar, ligando a capital ao interior; ligando o litoral ao sertão. Em 1863, a estrada de ferro, partindo de Caçada – Salvador – chega a Alagoinhas. De Alagoinhas, a construção da ferrovia parte em direção a Juazeiro da Bahia. Em 1880, chega a Serrinha e em 1882, a ponta de trilho chega à Fazenda Espera, então município de Serrinha. Daqui, começa a história de Barrocas.

Inaugurada a ferrovia Calçada – Senhor do Bonfim (1887) , começaram a circular os trens de passageiro e de carga. Surge em Barrocas um “ponto de parada” para os trens, depois, constrói-se uma estação de tábuas coberta de zinco e, finalmente, em 13 de maio de 1943, é inaugurada a estação de Barrocas – esta que vemos hoje transformada em centro cultural.

Começa então o movimento de passageiros viajando para a capital e para outros estados. Barrocas é o centro da região que atrai o pessoal. Movimento de pessoas e de mercadorias para serem embarcadas no trem. De Barrocas, podia-se ir para Minas, Rio, São Paulo, embarcando no trem até Juazeiro e, de lá, pegando o “vapor” e seguindo viagem pelo Rio São Francisco até o destino.

E os caminhões, automóveis, ônibus? Não havia. Fora o animal, o único meio de transporte na região era o trem. Só havia a estrada de ferro. Estamos nas últimas décadas de 1800. A estrada de rodagem – o trecho da BR 116 - só veio chegar a Serrinha na seca de 1932. O primeiro automóvel a chegar a Barrocas foi a “fubica” do padre Carlos, vigário de Serrinha (luxo para a época). O primeiro caminhão de Barrocas foi comprado por João Olegário de Queiroz, falecido em 26 de abril de 2009.
No final da década de 50, mesmo com a rodovia passando por Serrinha, os donos de automóvel e de caminhão na cidade podiam-se contar de dedo. Mas os trens estavam firmes, altaneiros, majestosos, construindo e transportando o progresso.

E os burros e os jumentos? Esses, coitados, não tiveram descanso; pelo contrário, tiveram trabalho redobrado, transportando mais produtos das roças e fazendas para perto do trem.

É difícil para a geração, hoje, acostumada com a facilidade de transporte e com as rodovias melhorando, entender a importância do trem naquela época. Mas nós, remanescentes do final daqueles tempos, estamos aqui para resgatar a nossa memória e incentivar o amor por aquilo que marcou o início da história de nossa cidade – o trem.

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