quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

BARROCAS: JOÃO NETO LANÇA NOVO LIVRO

João Neto

No próximo dia cinco de fevereiro de 2011, João Neto, comemorando seus 90 anos de idade, estará lançando mais um livro sobre sua cidade natal. O ato será realizado no Clube Selão em Barrocas, às 19h, com a presença de familiares, amigos e convidados.

Após a publicação de seu livro BARROCAS, uma filha da estrada de ferro e de sua autobiografia intitulada, RETROSPECTIVA DE UMA VIDA, João Neto achou que ainda ficou muita coisa que não foi contada nos livros anteriores. Por isso, pensou em escrever A HISTÓRIA QUE A HISTÓRIA NÃO CONTOU. Mas a primeira edição dos livros anteriores já se tinha esgotado e muita gente ainda procurava. Resultado: João Neto e seu amigo Tiago de Assis Batista - colaborador em ambas as publicações anteriores - pensaram em publicar um só volume no qual se contassem a história da origem de Barrocas, os assuntos que ficaram faltando no primeiro livro e a sua autobiografia.
Assim, saiu este novo livro BARROCAS: ORIGENS, FAZENDAS, PESSOAS, POLÍTICA E FATOS que a historia não contou .

Nestas páginas, o autor, na simplicidade de suas palavras, sem nenhuma pretensão de produzir uma obra literária, resgata um pouco da história de Barrocas, faz um relato das antigas fazendas e seus primitivos donos, lembra pessoas que influenciaram no desenvolvimento do povoado até se tornar uma cidade ou que, de algum modo, estão ligadas às origens; finalmente, narra a sua biografia.

Ele demonstra que Barrocas nasceu com a passagem da estrada de ferro pela região e ao trem ela deve não só a sua origem, como também o seu desenvolvimento; narra como surgiu o seu povoamento, as primeiras famílias; como surgiu o comércio, cita nomes dos primeiros comerciantes; relata a história da educação e da vida religiosa na cidade; faz uma retrospectiva de sua vida política desde a sua condição e distrito de Serrinha até a sua emancipação, a sua volta a distrito de serrinha e reemancipação; faz um resumo da atuação dos prefeitos e vereadores desde João Olegário até José Almir. Traça um perfil dos políticos de Barrocas e apresenta alguns dados biográficos dos vereadores mais antigos

Para realizar o seu trabalho, João Neto recorreu às lembranças de sua meninice e juventude; consultou antigos moradores; pediu informações; ouviu depoimentos; pesquisou em cartórios, em livros de batizados, casamentos e óbitos de paróquias e da diocese, resgatando escrituras e certidões para documentar seu trabalho.

O autor contou ainda com a colaboração de Tiago de Assis Batista, outro barroquense sobrinho do terceiro comerciante de Barrocas, Pedro Esmeraldo Pimentel. O Tiago, apesar de ter saído criança de Barrocas, guarda muitas recordações de sua terra natal.

Este livro pode não ter valor literário ou um valor histórico no sentido estrito da palavra, mas poderá servir como fonte de conhecimento da origem de Barrocas para as novas gerações e de inspiração para alguém que queira produzir uma obra mais completa sobre sua história.

2 comentários:

  1. PARABÉNS TIO JOÃO por mas um sonho realizado.
    Lir seu livro adorei fiquei sabendo muitas coisas do passado,principalmente da nossa família.E parabéns pelo seu aniversário que o menino JESUS ilumine toda a sua vida por muitos e muitos anos.

    Um forte abraço.......LÚCIA PEREIRA.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns seu João Neto pela atitude de lançar outro livro,pela capa esta lindo,e também ao meu amigo Tiago,que ajudou a escerver,continui assim,so assim nossa cidade vai sai do amario.

    ResponderExcluir