sábado, 12 de fevereiro de 2011

FAZENDAS MAIS ANTIGAS DE BARROCAS (De L a M)

LAGOA DA CRUZ


A Fazenda Lagoa da Cruz era de Antônio Gabriel, desmembrada da Fazenda Rosário. Antes essa fazenda foi de João Paz Cardoso e de sua esposa Leonor Cardoso. Chama-se Lagoa da Cruz pelo fato de que, durante a “doença do rato” que assolou a região, as pessoas eram enterradas perto da lagoa e aí implantaram uma cruz, onde se faziam orações. A lagoa não existe mais, porém a cruz ainda está lá.
Lagoa da Cruz tornou-se um povoado. Está a oito quilômetros de Barrocas. As fontes de renda são a pecuária e a agricultura. Lá existe um time de futebol - o Santa Cruz - fundado em 10 de abril de 1984. Existem lá as seguintes denominações religiosas: Igreja Católica, Assembléia de Deus e Batista Lírio dos Vales.
A Igreja Católica tem uma capela, cujo padroeiro é Santo Antônio. O terreno foi doado por Antônio Gabriel e família.
“O primeiro morador, Antônio Gabriel, pagava a um professor de Serrinha para dar aulas de Português, Matemática e Religião aos moradores. Resultado: Lagoa da Cruz é um dos povoados com mais moradores com nível superior da região e tem várias freiras,inclusive a Madre Superiora de um Convento .Morador mais antigo: João Pereira.Líder político: Justiniano”.
(Conf.: http://jornalanossavozacidade.blogspot.com/p/povoados.html)

LAGOA REDONDA - Aqui há uma capela, cujo padroeiro é Santo Antônio. A construção foi iniciativa de José Mota Ferreira. Área: 12mx08m. No fundo, há um de pósitocom área de 04mx2,50m.

LAGOA DOS UMBUS - De Lázaro; quando ele morreu, a mulher foi morar perto da Malhada da Aroeira, vizinho a Cassimiro.

LAGOA DO VELHO - O primeiro dono da Fazenda Lagoa do Velho foi Antônio Joaquim. Este senhor possuía muitos escravos e tinha cangaceiros. Com os escravos, ele cavou um tanque dentro da lagoa.
Conta-se que, certa vez, veio de Itapicuru, um grupo de adversários para atacar o Antônio Joaquim. Como ele já vivia assustado, estava sempre atento. Certo dia, ao ouvir o canto alvoroçado de um bando de espanta-boiada, correu para ver o que estava acontecendo. Viu que um grupo de homens armados estava entrando na fazenda. Imediatamente, voltou às pressas e mobilizou os jagunços dele, entrincheirando-os atrás das pedras, armados com espingardas e mandou abrir fogo contra o inimigo. Só escapou um que saiu correndo em disparada e os jagunços de Antônio Joaquim saíram correndo atrás. Foi encontrado à beira do riacho, de joelhos, rezando o ofício de Nossa Senhora. Vendo naquele estado, o dono da fazenda deixou-o vivo e ir em paz.

LARANJA – Foi de Laudelino, um dos filhos de Eduardo do Peba
MAÇARANDUBA - De Manoel Ferreira de Araújo.
MALHADA REDONDA – De Zé Gordinho e outros.
MILHO BRANCO - Foi de Elói, pai de Antônio Elói.

MILHO VERDE - Foi de Pedro Ricardo de Queiroz, casado com Maria Roberta de Queiroz.
Na fazenda há uma capela, tendo como padroeira Nossa Senhora das Graças.

MINAÇÃO - A Fazenda Minação era de Antônio Luiz Damião – conhecido como Antônio da Minação; comprada ao coronel Leôncio Freitas, em 1880, por 500$000 (quinhentos mil réis).
Minação tem como padroeira Santa Luzia; a capela construída com doação do povo em 1979, por iniciativa de Manoel Luiz Damião.

MORRO DA PEDRA – De Miguel Pinheiro, casado com Maria, filha de Antônio Alves de Queiroz e Maria das Dores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário