quarta-feira, 1 de junho de 2016

Padres da Diocese de Serrinha estudam processos de nulidade matrimonial

Posted on 31 Maio, 2016 by Robson Cordeiro
Acompanhados do Bispo, os padres participaram de uma formação realizada no Centro de Espiritualidade Santa Tereza, em Serrinha, durante os dias 30 e 31. No foco da formação estava o estudo dos processos matrimoniais a partir da Carta Apostólica Mitis Iudex Dominus Iesus e Mitis et Misericors Iesus, sobre a reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio no código de direito canônico e código dos cânones das Igrejas Orientais.

Dom Ottorino disse que esta formação acontece constantemente, visando aprofundar o conhecimento dos padres em diversas áreas. “Com este documento lançado pelo Papa Francisco, sentimentos a necessidade do aprofundamento para que os padres possam ajudar melhor os leigos em cada paróquia”, disse o bispo.

Na Diocese de Serrinha existe a Câmara Auxiliar Permanente para Processos de Nulidade Matrimonial. É coordenada pelo Pe. Laudimar e funciona na Cúria Diocesana, ao lado da Catedral, de terça à sexta-feira, das 8h às 12h30. No caso dos leigos interessados em pleitear um processo de nulidade, deve primeiro procurar o padre da paróquia e em seguida, sob sua orientação, direcionar para o responsável diocesano que irá analisar e dar um parecer.

A formação foi ministrada pelo mestre, doutorando e estudante do direito civil, Pe. Pedro dos Santos Reis, da Diocese de Estância, em Sergipe. “Após o lançamento este documento, por falta de conhecimento, muita gente acabou interpretando de forma equivocada as palavras do Papa Francisco”, esclareceu o padre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário