terça-feira, 14 de agosto de 2012

CPI é instrumento para pressionar autoridades



Em entrevista à Agência Estado, nesta terça-feira(14/08), o Líder do PSDB, senador Alvaro Dias, falou sobre o julgamento do mensalão e sobre as possíveis consequências da CPI que investiga os elos de Carlinhos Cachoeira:

“ Não podemos ficar aguardando um relatório final que seja uma bomba capaz de colocar pessoas na cadeia. Podemos esperar que a CPI traga transparência nesse processo. E isso convoca a sociedade a pressionar as autoridades”, disse o Líder na entrevista gravada em São Paulo.

Leia trechos da entrevista sobre o mensalão e sobre a CPI e clique aqui para assistir ao vídeo.

(Postado por Cristiane Salles – assessoria)

Para tucano, defesa quer que prova 'seja documento escrito e assinado pelo criminoso'


Guilherme Waltenberg, de O Estado de S. Paulo

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) afirmou nesta terça-feira, 14, que a eventual condenação de réus no processo que ficou conhecido como mensalão poderá ser um dos motes que a oposição usará para suprir a falta de discurso contra o governo petista. Dias defende que as provas apresentadas pelo procurador geral da república, Roberto Gurgel, no processo que está sendo julgado pelo Supremo Tribunal Federal, são suficientes para condenar os réus. Ele critica a defesa de alguns dos advogados dos réus que dizem não haver provas suficientes para condenação. "Querem que a prova seja um documento escrito e assinado pelo criminoso dizendo: ''eu desviei dos cofres públicos tantos reais''", criticou o senador, em entrevista exclusiva à Agência Estado.

Dias diz que papel da CPI é 'manter o mal à luz'

Um dos 30 membros da CPI que investiga o contraventor Carlinhos Cachoeira, o senador Álvaro Dias afirmou que o principal papel da investigação é trazer a público os fatos sendo investigados. "Estamos realizando um esforço para manter o mal à luz, para que ele possa ser identificado, combatido e condenado", contou.

Desanimado com a composição da comissão, com apenas seis dos trinta membros oriundos da oposição, o senador Álvaro Dias afirmou que a comissão tem um "comando com orientação político partidária". "O comando tem o objetivo de selecionar os alvos a serem acertados. E aqueles mais próximos do poder devem ser blindados."

Dias revelou não ter esperanças de que algum dos envolvidos seja preso, além daqueles que já estão, como o próprio Cachoeira. Para ele, o papel do processo de investigação é convocar a sociedade para pressionar as autoridades. "Não podemos ficar aguardando um relatório final que seja uma bomba capaz de colocar pessoas na cadeia. Podemos esperar que a CPI traga transparência nesse processo. E isso convoca a sociedade a pressionar as autoridades."

Nenhum comentário:

Postar um comentário