sábado, 18 de junho de 2011

O PADROEIRO DE BARROCAS


São João Batista


Uma coisa que poucos barroquenses sabem é o motivo pelo qual São João Batista é o padroeiro de Barrocas. Poderia ser outro santo ou Nossa Senhora com um de seus variados títulos. Aliás, houve até uma disputa na escolha do padroeiro. Santo Antônio entrou nessa disputa. Não que o santo quisesse o título de padroeira do povoado que apenas estava sendo formado. O senhor Antônio Alves de Queiroz (ou Antônio Roberto de Queiroz) um dos primeiros moradores de Barrocas e também um dos primeiros comerciantes, homem muito religioso, queria que o padroeiro fosse o santo do seu nome e de sua devoção.
Mas, o senhor João Afonso da Silva, primeiro comerciante de Barrocas e também um dos primeiros moradores de povoado, tinha doado verbalmente à Paróquia de Serrinha uma área de terra para a construção da primeira capela e tomado a frente da construção que foi concluída em 1929. Por isso, achou-se no direito de escolher o santo do seu nome e também de sua devoção para ser o padroeiro da capela e do povoado.
Não sabemos quais outros argumentos foram apresentados nem sabemos quais critérios foram usados para a escolha do padroeiro. O certo é que a capela foi consagrada a São João Batista que ficou sendo também o padroeiro do povoado.

Quando, em março de 1942, foi concluída a construção de uma igreja maior e demolida a “capelinha”, o padroeiro continuou sendo São João Batista. Em oito de dezembro de 1996, com a criação da paróquia, o santo continuou sendo o padroeiro da cidade e da paróquia. A igreja saiu da categoria de capela da Paróquia de Serrinha e se tornou Igreja Matriz, sede da Paróquia São João Batista, passando por uma reforma geral, tomando a forma e o aspecto que tem hoje (foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário