quinta-feira, 31 de agosto de 2017

BARROCAS-BA: O SONHO DA CASA PRÓPRIA CONTINUA

Imagem Arquivo do JNV

Barrocas: Beneficiários continuam sonhando com a casa própria no Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida 2.

A construção das 40 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Minha Casa Minha Vida 2, apelidado de 'Casas do Pré-Sal', assim chamadas por estarem localizadas próximo à baixada na saída para o bairro do Cedro, foi iniciada no dia 8 de setembro de 2013. Passados quase quatro anos, pouco se ouve falar sobre a conclusão das construções.

As 40 moradias foram conseguidas no segundo mandato do ex-prefeito José Almir, através do Programa Minha Casa Minha Vida 2, junto ao Governo Federal, mas uma série de problemas levaram à paralisação da obra por diversas vezes.

Beneficiários do programa e famílias que alegavam não ter onde morar, chegaram a invadir as residências em março de 2015. Porém uma ordem judicial impôs a saída das pessoas, por meio de um mandato de reintegração de posse concedido à empresa responsável pela obra. A retirada das famílias aconteceu no dia 17 de setembro de 2015, com a presença do Batalhão Especial da Polícia Militar.
Imagem Arquivo do JNV
Passados quase dois anos da retirada das famílias, a situação quase não mudou. As casas, parcialmente concluídas, seguem sem atender à finalidade do programa e as famílias beneficiárias ou pagam aluguel, ou moram em casas de parentes, dividindo espaço com outras pessoas. Mas mesmo com demora não perdem a esperança de um dia ter a casa própria.

O Casal, Gilvaney de Jesus e Tanila Nascimento, são beneficiários do programa... segue sonhando com o dia que receberá as chaves da residência: "Estou muito ansiosa para ter minha casa, mais a gente fica preocupada, ninguém da nenhuma notícia, sempre dizem que a culpa é da Caixa, que ainda não vieram resolver o problema", contou.
Ex Secretário de Obras José Queiroz e Waldir Ferreira atual vice-prefeito do município, na época vereador, acompanhando o início da obra em 2013.

"Desde 2012 que fiz o cadastro, e até hoje só tá no papel, casa que é bom nada. Quem não tem o sonho de ter sua casa? Eu tenho esse sonho, moro com minha sogra já faz 7 anos, somos gratos a ela por nos ajudar, mas queremos ter nossa própria casa", afirmou Tanila.

A empreiteira 'Legal Construções' é a responsável pela obra no valor total de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais). O montante equivale a construção de 40 casas populares.

Recentemente, depois de idas a Brasília, o Prefeito conseguiu que a obra do estádio municipal fosse reiniciada, um boa notícia para os desportistas, mas que também renove a esperança nos que esperam pela conclusão de outra obra. Fica uma pergunta: Quando as residências que irão abrigar 40 famílias barroquenses serão concluídas?

@ Nossa Voz - Por Rubenilson Nogueira

Publicada por Rubenilson Rubem

Nenhum comentário:

Postar um comentário