terça-feira, 19 de abril de 2016

Opinião de um jovem estudante sobre a abertura de Processo de Impeachment contra a Presidente Dilma

Rodolfo Queiroz da Silva (foto), 20 anos, está no 5º Semestre de Direito na Universidade Católica do Salvador. O jovem tem debatido constantemente a política no Brasil, principalmente nas redes sociais.  Apesar de afirmar que não é petista, com discordâncias à posições do governo, ele sempre se se mostrou contrário ao que chama de Golpe. Rodolfo é filho do vereador e ex-presidente da Câmara Eclécio Queiroz (PR).

Barrocas: Jovem Estudante de Direito escreve sobre a abertura de Processo de Impeachment contra a Presidenta Dilma.

Barroquenses,

Ontem não ocorreu uma sessão, mas sim, um espetáculo circense, espetáculo esse que mitigou a república e consequentemente a democracia. O que mais me entristece não é o voto favorável ao parecer do Impeachment, mas a justificativa proferida pelos parlamentares!

Corruptos se intitulando defensores da justiça, celebrando o fim da corrupção, mesmo sabendo que corruptos, corruptores e ditadores ascenderão ao poder. Pior que isso, é visualizar parlamentares exaltando o golpe militar, e também, torturadores (Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-CODI e torturador da atual Presidente!), isso, em pleno Estado Democrático de Direito. Será se esses querem o bem do país, ou almejam apenas o exercício arbitrário do poder?

Além disso, é inaceitável que um procedimento dessa magnitude tenha sido dirigido por um corrupto e inquisidor, que deflagrou o Impeachment por vingança, e não, por Crime de Responsabilidade, assim sendo, o processo em sua essência nasceu viciado, não somente pelo abuso de poder, mas também, pelo cerceamento do amplo contraditório.

Mais repugnante que insuficiência jurídica, é ouvir aplausos a Eduardo Cunha, este historicamente envolvido em escândalos corruptivos, e vaias aos guerreiros que o combatem. Como afirmou Alessandro Molon “se este processo tivesse algo a ver com o combate à corrupção ele não seria liderado pelo deputado Eduardo Cunha”.

Ademais, entendo que, os deputados não aprovaram o parecer devido à constatação de Crime de Responsabilidade (pois hoje ficou claro que ele não existiu), mas devido inconformidade com a derrota proporcionada pela população nas ultimas eleições presidenciais.

Hoje o impeachment se generalizou, tornando-se um instrumento de Recall, e não um instrumento Político-Jurídico.

O meu maior medo não reside no dia de amanhã, mas no dia que esse processo realmente se findar, pois direitos serão mitigados, e regiões esquecidas. Deus ajude que eu esteja errado!

Quero que todos os corruptos e corruptores sejam punidos, contudo, essa punição deve ser geral, e não partidária. A justiça não pode ser parcial, e muito menos direcionada.

A luta não se acaba aqui, tenham certeza que ela nunca se acabará, pois não aceitaremos a redução de direitos conquistados através de luta e sangue de milhares de Brasileiros.

Por fim, "ninguém respeita a constituição, mas todos acreditam no futuro da nação" (trecho da música - Que país é esse do Legião Urbana).

Rodolfo Queiroz da Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário