sábado, 20 de junho de 2015

Barrocas-Ba: Novena, São João, tradição Junina...


Desde que começou a Novena no dia 14 de junho, os barroquenses lotam a Igreja Matriz e animam o arraía em homenagem a São João Batista,  padroeiro da Cidade. 

Neste ano, o tema escolhido foi "Com São João Batista, unidos para uma nova evangelização". Serão nove dias de celebrações e comemoração. Na noite da quinta-feira (18), mais uma, vez quem foi ao arraiá dançou, comprou e se deliciou com as comidas típicas. A novena seguirá até o dia 24.

A missa da novena do Padroeiro São João Batista na 5° noite foi celebrada pelo Pe. Oldack e contou com a presença das comunidades da Lagoa da Cruz, Lagoa do Velho, Lagoa Redonda, Ouricuri e Velho Domingo; foram homenageados a Pastoral do Dízimo, Legião de Maria, funcionários públicos e garis .


A vendagem nas barracas de comidas típicas são um sucesso e fazem crescer ainda mais o movimento na quermesse. Sinfrônio Neto, Edmilson e Givaldo (conhecido como Péu) são voluntários na Barraca da Ficha; segundo eles, as vendas se superam a cada dia. “Vende tudo, todo dia”, disse o popular Neto de Joanízio. Segundo Givaldo, os valores arrecadados são direcionados para as ações realizadas pela Igreja. 

Nas barracas é grande a variedade de comidas, a exemplo do bolo de milho, aipim, leite, milho, tapioca. Segundo uma das vendedoras, o mais vendido é o bolo de aipim. Tem comida para todos os gostos, além de doces e salgados preparados pelos próprios féis e doados para serem vendidos. Mas não é só isso.






Encontramos a senhora Valdete Vitória Carneiro, 55 anos,  na barraca da pechincha onde se encontram diversos produtos e com ótimo preço: “bom demais, já comprei um sapato e um colar”, disse a senhora. Observando mais sapatos, confirmou que sempre encontra coisa nova; “Pretendo comprar mais”, garantiu.  A maioria dos itens disponíveis para venda são doados pelos próprios féis ou por lojas do ramo de roupa, calçados e bijuterias. O preço varia entre as peças, conforme informou Valdeci Pereira, moradora do povoado do Rosário que trabalha voluntariamente na barraca.


O Barroquense Erieno Queiroz Ferreira, 40 anos, conhecido como Erinho, que até pouco tempo morava em São Paulo com a família, aproveitou que está de volta a terra natal, para se deliciar com o tradicional arroz doce: “Está muito bom; que todos participem e provem das comidas”. Ele não escondia a felicidade por estar participando da novena: “Isso é maravilho, principalmente para quem passou muito tempo fora. Mesmo morando longe sempre fiz questão de vir; hoje, que graças a Deus, estou de volta à minha terra querida, não podia deixar de vir, pois é um momento também de rever os amigos”, disse. 

Raimundão Sanfoneiro
O forró de Raimundão Sanfoneiro colocou o público pra dançar e reviver os velhos tempos; o trio composto pelo sanfoneiro, triangulista e zabumbeiro toca o forró de raiz, animando a praça com sucessos como; ‘Respeita Januário’, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga e ‘Esperando na Janela’, em ritmo de forró do cantor Gilberto Gil. 

Ed Oliveira Direto de São Paulo
Para fechar a noite com chave de ouro, um artista barroquense que mora em São Paulo, fez um show marcante.  Ed Oliveira, tecladista de mão cheia, em parceria com seu sanfoneiro, fez o público dançar com um repertório pé de serra, com destaque na musica ‘Vida de Vaqueiro’ da banda de Forró Mastruz com Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário