sábado, 12 de março de 2011

TANQUE DO BARRACAMENMTO - BARROCAS (BAHIA)

Tanque do Baracamento - Barrocas -BA em agonia
Li em "Nossa Voz – Barrocas” a matéria de Rubenilson sobe o Tanque do Barracamento na cidade de Barrocas. Fiquei emocionado e achei bem oportuna a sua denúncia principalmente no momento em que a Igreja, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança a Campanha da Fraternidade de 2011 (CF-2011). A Campanha tem como tema: “Fraternidade e vida no Planeta”, como o lema:” A criação geme em dores de parto” (Ro 8,22).
A CF-2011 coloca em discussão temas como mudanças climáticas, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento, preservação da vida, agronegócio, biodiversidade e a água. Nessa discussão o problema do lixo não fica de fora. O Tanque do Barracamento faz parte da história de Barroca. Nas origens da povoação, as pessoas tinham duas fontes de água mais próximas: O Tanque do Barracamento e o Tanque Sítio Novo, ambos às em lados opostos à estação da estrada de ferro e à margem da linha do trem. A água de beber vinha do sítio Novo; a água “do gasto” vinha do Barracamento; também as roupas eram lavadas nesse tanque. Quando essas fontes secavam com a falta de chuva, era o trem que abastecia o povoado de água.
Hoje, segundo a denúncia e as fotos exibidas, o Barracamento “geme em dores de parto”. Plagiando o hino da CF-2011, podemos dizer: Nosso Barracamento “geme de dor noite e dia... Será de parto essa dor? Ou simplesmente agonia?!... Vai depender só de nós”! Que tal se a comunidade barroquense escolhesse, como gesto concreto da CF-2011, a revitalização do Tanque do Barracamento?

Caldeirão Grande - Ba: O caldeirões da "lage" revitalizados

Vendo as fotos da situação atual do Barracamento, lembrei-me da cidade de Caldeirão Grande, na região de Senhor do Bonfim (Bahia). Na década de 70, conheci a cidade com uns caldeirões de pedra onde recolhiam água da chuva e a população fazia uso. Aliás, esses caldeirões deram origem ao povoado, depois cidade com o nome de Caldeirão Grande. Com a inauguração da água encanada vinda de fora, os caldeirões ficaram abandonados e invadidos pelo lixo. Mas, a comunidade unida conseguiu, com as autoridades municipais, a revitalização dos caldeirões, transformando em uma belíssima lagoa e área de lazer. Na lagoa são criados peixes que se tornaram uma atração. Uma vez por ano, a pesca é liberada para a população.

Caldeirão Grande - Ba: Os caldeirões da "lage" revitalizados e o espaço transformados em área de lazer.


O mesmo pode acontecer com o Barracamento e o açude de Barrocas: revitalizados e tornados em criadouro de peixes e área de lazer.

Um comentário:

  1. Realmente, fico triste em ver a situação que se encontra o Abarracamento, pensar que grande parte da minha infância quando ia pra casa de meu avô, passava por lá e via um grande movimento de pessoas pegando água para o uso doméstico, outras lavavam roupas. E de certa forma era até um lugar de lazer, pois muitos se banhavam lá, e agora está desse jeito.
    É de entristecer muitos. Parando para pensar e como diz o texto o Abarracamento faz parte da história, ou melhor dizer, fez a História de Barrocas e agora que já temos meios de manter nossos acervos e patrimônios históricos, quem deveria cuidar está é agravando a situação.
    Sabemos que do jeito que está não pode ficar, ali está trazendo riscos à saúde dos moradores da região, à escola também, e não esquecendo a segurança, pois passa estrada próxima. Já que o açude está praticamente da mesma forma, por que não revitalizam os dois? Como mostra no texto, deveria fazer um parque de lazer, arborizar bem, fazer trilhas para as pessoas fazerem caminhadas com os lagos revitalizados seriam cenários do parque, e iria ficar bem legal, valorizando ainda mais aquela região, que por sinal é a mais carente de lugares desse tipo. Tem jeito, basta empenho dos vereadores e da administração, Ah! Já que gostam de fazer coisas que envolvam construções (cimento e pedra) “beleza física”, vai a dica: unam o útil ao agradável (a vocês).

    ResponderExcluir