terça-feira, 29 de junho de 2010

PAVIMENTAÇÃO DAS RUAS DE BARROCAS

Na gestão de Horiosvaldo Bispo dos Santos como prefeito de Serrinha (07 /04/55 - 06/04/59), o senhor João Gonçalves Pereira Neto (já residindo em Barrocas, por ter deixado a profissão de telegrafista da Leste Brasileiro) ficou responsável pelo patrimônio da Prefeitura de Serrinha existente em Barrocas.

Logo após a posse do prefeito, houve um acordo entre João Neto e o prefeito eleito no sentido de fazer a pavimentação da atual Rua Maximiniano da Mota, partindo da atual casa “Para Todos” até a casa da esquina da Avenida João Afonso, junto à estação da estrada de ferro (naquela época comercializava ali o senhor Antônio Eloy, conhecido como Antônio de Bispo). As pedras do calçamento, extraídas da pedreira da Fazenda Santa Rosa, foram compradas ao senhor Genésio Boaventura.
Naquela ocasião, tudo acordado, o Prefeito comprou 10 sacos de cimento na casa de material de construção de Neném Gonzaga e deixou na estação da Leste em Serrinha, sendo o transporte dali até Barrocas, pago pelo senhor João Gonçalves Pereira Neto. Toda a mão-de-obra foi paga com a renda arrecadada pela Prefeitura. Quando faltavam uns vinte metros para o término da pavimentação, o Prefeito mandou parar a obra, dizendo que precisava do dinheiro. Na época, alertaram-no sobre o perigo e o prejuízo que poderiam ocorrer com a suspensão da obra e a vinda das chuvas de trovoada. Ele ficou insensível. Na primeira chuva, a enxurrada arrancou poste, abriu crateras, danificou o calçamento e interrompeu o trânsito na estrada de ferro. Diante desse fato, o senhor João Neto rompeu com o prefeito Horiosvaldo.
Assumindo a Prefeitura o Dr. Carlos de Freitas Mota, substituindo Horiosvaldo, e sendo eleito também vereador, representante de Barrocas, o senhor João Olegário, conseguiu-se pavimentar uma faixa de três metros de largura por 200 metros de comprimento, indo da Rua Antônio Queiroz, partindo do armazém do senhor Sinfrônio no sentido Noroeste.
O prefeito Carlos Mota e seus sucessores calçaram a Rua Antônio Pinheiro da Mota, até a atual Casa Havaí e, subindo pela lateral da Praça até próximo ao posto de gasolina; calçou também a Rua Professora Ana Gonçalves (Anita) até a Rua Maria das Dores; pavimentou as salas de aulas dos complexos Júlio Veríssimo e Gilca de Matos Nogueira.
João Olegário continuou o calçamento iniciado e interrompido pelos prefeitos anteriores de Serrinha; pavimentou a Rua Padre Demócrito até a casa residencial de Laerte, subindo para o lado Sul até encontrar a Rua Maria das Dores; colocou naquela rua o nome de Décio Teixeira (um telegrafista de Serrinha).

José Edilson, no primeiro mandato, calçou de 28 ruas com rede de esgoto na sede e reformou a Praça São João. No segundo mandato, construiu a Praça Jardim da Saudade e Praça Miguel Carneiro, duplicou e calçou a saída para Bandarrinha. José Almir continuou os calçamentos iniciados por Edilson, construiu a Praça João Ferreira da Mota, reformou a Rua Serrinha, fez a pavimentação asfáltica e duplicação da saída de Barrocas para Santa Rosa. E ainda não parou aí. Novas ruas e praças vão surgindo em Barrocas e o trabalho de pavimentação não para.

Nenhum comentário:

Postar um comentário