sábado, 5 de junho de 2010

BARROCAS: A VIDA RELIGIOSA

Atual igreja matriz de Barrocas -Resultado da ampliação da igreja mais antiga
Praça São João Batista qdo barrocas ainda era um povoadoSegunda igreja construída em Barrocas - 1942


Desde a criação da Paróquia de Senhora Santana em Serrinha, a assistência religiosa tem sido uma constante em Barrocas:
Em 11 de maio de 1882 houve o casamento do senhor José Alves Campos com Felisberta Maria de Jesus, celebrado pelo Vigário de Raso (Araci) com licença do pároco de Serrinha, conforme consta na respectiva certidão de casamento de nº 335.
Em 11 de março de 1892, na matriz da cidade de Serrinha, realizou-se o casamento de Pedro Telles de Oliveira e Felisberta Maria de Jesus (viúva de José Alves Campos).
Em 1898 em uma Missão receberam em matrimônio José Ferreira de Oliveira e Guilhermina Maria de Jesus.
Em 28 de novembro de 1917, receberam-se em matrimônio Sinfrônio Alves de Queiroz e Maria Madalena de Jesus, tendo como celebrante o Padre Carlos Olympio Ribeiro.
Primeira capela
Em 1929, foi construída pelo senhor João Afonso uma capelinha no povoado de Barrocas, tendo como padroeiro São João Batista, santo de sua devoção. O terreno para construção foi doado verbalmente à Paróquia de Serrinha pelo próprio João. A capelinha ficava situada ao lado sudeste da Avenida João Afonso. Nela eram celebrados os atos religiosos pelos padres de Serrinha que vinham a Barrocas por ocasião da festa do Padroeiro e em outras festas religiosas; o pároco vinha celebrar missa, realizar casamentos, administrar o batismo e catequizar as crianças.

De quando em vez, havia a “desobriga” e santas missões pregadas pelos Frades Capuchinhos, vindos de Salvador. Nessas ocasiões eram celebradas as crismas. Ao padres e missionários ficavam hospedados na casa do senhor Antônio Queiroz. A população mais idosa de Barrocas ainda guarda a lembrança de Mons. Carlos Olympio, Pe. Carlinhos e Pe. Demócrito Mendes de Barros.

CONSTRUÇÃO DE UMA CAPELA MAIOR


O comércio de Barrocas foi desenvolvendo-se, a população aumentando, casas melhores foram sendo construídas, mas a capelinha lá estava, humilde, simples, já não comportava as pessoas que iam aos atos religiosos. A população precisava de um templo mais amplo para expressar sua fé e devoção.

Diante disso, sensibilizados, o senhor Pedro Telles de Oliveira e sua mulher D. Alberta Maria de Jesus doaram um terreno - com escritura pública datada de 24 de outubro de 1935 - para a construção de uma capela maior que oferecesse mais conforto aos fiéis. As dimensões do terreno eram de três tarefas de terra de comprimento por uma de largura, partindo do fundo da estação até onde foi construída a igreja.Também na escritura era doada meia tarefa de terra para a construção de um cemitério, visto que aquela área já estava sendo usada para sepultamentos. O local escolhido para a edificação da nova capela foi o mais apropriado possível, devido à sualocalização, na parte mais alta do povoado.

Algum tempo depois, iniciou-se a construção da igreja. Foi erguida toda de em pedra e cal, tendo como responsável e coordenador da construção o senhor Sinfrônio Alves de Queiroz, ajudado pelo senhor José Maximiniano da Mota. A construção foi feita em mutirão e o material transportado pelos carros de bois dos fazendeiros. Em março de 1942 foi concluída a construção da nova capela, conservando São João Batista como padroeiro.

Em qualquer vista panorâmica de Barrocas, lá está ela, a igreja, em destaque testemunhando a fé de seus habitantes e convidando a todos a elevarem seus pensamentos e corações às realidades divinas. E os mais devotos deixam escapar do peito uma saudação piedosa: “Deus vos salve Casa Santa, onde Deus fez a morada; onde morada o Cálice Bento e a Hóstia Consagrada”.

Com a construção da nova igreja, teve inicio a praça que hoje se chama Praça São João Batista. Com o passar do tempo, a antiga capelinha foi demolida. O terreno onde era edificada é ocupado hoje pela velha delegacia de polícia.


DE CAPELA A IGREJA MATRIZ

Em oito de dezembro de 1996, a capela de Barrocas passou a ser Igreja Matriz. Nessa data, o bispo diocesano de Feira de Santana, Dom Itamar Vian criou a Paróquia de São João Batista de Barrocas, desmembramdo-a da Paróquia de Serrinha. O padre Carlos Palácio Morale foi empossado como o primeiro administrador paroquial.

A Paróquia conta com três comunidades eclesiais no centro: Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus e São José Operário, e 21 no interior: Santa Rosa, Alagadiço, Alto Alegre, Boa

nião, Barras, Cedro, Curralinho, Jenipapo, Lagoa da Cruz, Lagoa Redonda, Ladeira, Minação, Milho Verde, Nova Brasília, Rosário, Sossego, Socovão, São Miguel, Tanque Bonito, Toco Preto, Baraúna do Rumo.


OUTRAS DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS EM BARROCAS



A partir de 1980, começaram a surgir outras denominações religiosas em Barrocas. O senhor José Matins fundou a Igreja Batista; depois foram surgindo outras Igrejas Evangélicas, existindo hoje na cidade mais de uma dezena Igrejas Cristãs de diversas denominações e um Salão do Reino das Testemunhas de Jeová.

Conf.: BARROCAS, una filha da estrada de ferro - João Gonçalves Pereira Neto e Tiago de Assis Batista - 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário