terça-feira, 22 de junho de 2010

ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM BARROCAS



Exemplo de lampião a gás usado na iluminação das ruas de Barocas nos primeiros tempos.

A primeira iluminação pública de Barrocas foi por meio de lampião a gás, instalados nas imediações da estação da estrada de ferro, sob os cuidados de Pedro Avelino de Queiroz (Pedrinho de Cândido). Tempos depois, a Leste Brasileiro instalou o sistema de luz de força motriz, com um motor localizado no armazém de carga da estação, abrangendo apenas uma pequena área. Quando João Olegário foi eleito vereador pela primeira vez e sendo prefeito de Serrinha o Dr. Carlos de Freitas Mota (07/04/59-06/04/63), foi inaugurado o conjunto de força motriz onde hoje está a Agência do Banco do Brasil S/A.
Em oito de outubro de 1967, foi inaugurada a rede elétrica de Paulo Afonso que já havia chegado a Teofilândia e de lá puxada para Barrocas. Isso foi conseguido através de uma verba destinada de Brasília para este fim. Teve papel importante para que a energia elétrica de Paulo Afonso chegasse a Barrocas, o senhor Francisco Ferreira Alves (Francisquinho). Ele, juntamente com o deputado Pedro Manso Cabral, foi a Brasília para uma audiência com o então presidente da república Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, amigo do pai de Francisquinho, para agilizar a vinda da energia. Com a energia elétrica de Paulo Afonso, Barrocas acelerou o seu progresso.


Quando José Edilson foi prefeito municipal de Barrocas, logo no primeiro mandato, recuperou a iluminação pública nas ruas e praças da sede e levou energia e elétrica a 37 localidades em parceria com a COELBA. Hoje há esta energia em todos os povoados e residências da zona rural.


Hoje a energia eletrica chegou aos povoados e á zona rural.

A minha geração foi criada até o início da adolescência com a luz do candeeiro (o fifó a querosene) e, à noite, para brincar de picula na rua, tinha que esperar a noites de lua crescente e cheia. Quando o rádio chegou à Barrocas, era alimentado à bateria de caminhão. Quando a bateria (acumulador) descarregava, tinha que ser levado a Serrinha para recarregar. Finalmente, Joaquim Otaviano Construiu no quintal de sua casa um catavento e acoplou um gerador para recarregar os acumuladores.
As gerações seguintes á nossa já foram as gerações da energia elétrica, do rádio a corrente elétrica; depois veio a geração da TV e, agora, está aí a geração da informática e da internet. Com alegria e felizes, nós da terceira idade, estamos aí competindo com os jovens no mundo virtual, graças à tecnologia e à energia elétrica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário