sexta-feira, 8 de julho de 2016

Defender o verdadeiro matrimônio não é discriminar, diz Cardeal

Família feliz / Flickr Ifoto.cl (CC-BY-NC-ND-2.0)
Cidade do México, 21 Jun. 16 (ACI).- O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, explicou que defender o matrimônio natural formado por um homem e uma mulher não é discriminar “nem perseguir ninguém”.

Assim indicou o Cardeal durante a homilia da Missa que presidiu no domingo, 19 de junho, na Catedral Metropolitana da Cidade do México ante centenas de fiéis presentes no dia em que foi celebrado o Dia dos Pais em muitos países.

As palavras do Cardeal foram pronunciadas depois que, no dia 17 de maio, o presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou que promoveria uma reforma na Constituição e no Código Civil do país a fim de reconhecer a nível nacional o casamento entre pessoas do mesmo sexo, uma proposta que permite também a adoção de crianças por homossexuais, a qual recebeu grandes críticas dos bispos do México e dos cidadãos.

Na homilia de domingo, o Cardeal Rivera explicou que “defender nossa fé e nossos princípios, como o matrimônio natural entre um homem e uma mulher, ou o direito das crianças, não é odiar, nem discriminar, nem perseguir ninguém”.

Do mesmo modo, “usar a linguagem da Sagrada Escritura para chamar o mal de mal e o pecado de pecado não é uma linguagem de ódio, pois se realmente amamos alguém devemos dizer-lhe a verdade, ninguém ama realmente dissimulando a verdade e usando a mentira”, assegurou.

O Cardeal recordou que ele e a Arquidiocese do México “fomos os primeiros a emitir um comunicado através do qual, de maneira firme, condenamos o terrível atentado cometido em Orlando onde assassinaram 50 pessoas inocentes, continuamos orando e seguiremos fazendo pelo eterno descanso das vítimas, pela recuperação dos feridos e pelo consolo de suas famílias”.

“Reitero que a fé em Jesus nos convida a dar a vida, inclusive a ofertá-la no martírio, mas jamais tirar a vida de alguém. Jesus denunciou e nos chama a denunciar o pecado, mas nunca odiar os pecadores. Inclusive, o Senhor nos diz que se queremos ser perfeitos, devemos amar os que nos odeiam, a não devolver mal por mal, a amar os nossos inimigos e rezar por eles”, continuou.

O Arcebispo Primaz do México incentivou também a não esquecer “que todos somos filhos de Deus, que temos uma dignidade única, a Igreja não odeia ninguém, a Igreja tem inúmeros inimigos, mas ela não é inimiga de ninguém, e a Igreja não tem vontade de condenar ninguém, mas, assim como Jesus, quer que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”.

“Não pedimos, exijamos o respeito e a tolerância que com todo direito outros nos pedem e exigem”, sentenciou.

A respeito da comemoração do Dia dos Pais, o Cardeal afirmou que “transmitir a vida humana é participar do poder criador de Deus. Gerar um filho ou uma filha é um ato sublime, misterioso e transcendente, pelo qual traz ao mundo uma pessoa nova, singular, única e irrepetível, a qual deve ser acompanhada em seu crescimento com amor e responsabilidade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário