sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Barrocas: Muito samba de roda no Reis roubado na Casa do Sertão


Apesar de fazerem do resgate à cultura, uma filosofia de vida, os moradores da conhecida Casa do Sertão ficaram emocionadas ao receber no último sábado um grupo de pessoa que, na calada da noite do sábado (17), pegaram a todos de surpresa com o Reis Roubado.

Os cantadores, dançadores e convidados chegaram à casa do senhor Celso Coelho e Dona Alzamira por volta das 23 horas anunciando a chegada dos 'Cantadores de Reis'. Depois de um tempo, as portas foram abertas, os visitantes saudaram toda família e seguiram cantando.

Os donos da casa receberam a todos, e o samba começou sem hora para acabar; segundo informações, a despedida só aconteceu no raia do dia seguinte.

Cerca de 50 pessoa participaram; a grande maioria vinda do Brejo, Cantinho, Maroto e Murici, povoados da cidade de Serrinha. A história do 'Rei Roubado' é uma tradição cantada por homens e mulher; janeiro é o período em que os grupos se reúnem; segundo Celso Coelho é o "mês que a data é comemorada".

Celson lamentou que em Barrocas ter quase perdido uma tradição importante e lembrou de uma ilustre cidadã que lutou pela continuidade dos Reis Roubados. "Com a perda de Lurdes (in memoriam) o 'Rei' está se acabando na região". Emocionado comemorou o fato de ter recebido o grupo. "Foi muito bom, nós que lutamos pra preservar os costumes, temos esse prazer, então foi muito bonito e bom de se ver, espero que a cada ano mais pessoas participem para não deixar acabar essa tradição importante da região"

Fonte: @ Nossa Voz

Publicada por Rubenilson Rubem

Nenhum comentário:

Postar um comentário