domingo, 23 de setembro de 2012

Roberto Freire: O ex-presidente Lula foi o principal beneficiário do mensalão

Freire: Oposição não dará brecha a manobras que possam atrapalhar o STF

Garganta Profunda

A reportagem de capa da última edição da revista Veja acrescentou o personagem que faltava à trama de corrupção que fez história na República brasileira: nomeou o chefe do esquema do mensalão. Surpresa? Não; afinal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o seu principal beneficiário. Talvez tenha sido ele mesmo a capitanear os negócios, conforme afirmou Marcos Valério na matéria.

Lula já tentou se livrar do mensalão de muitas maneiras. Quando o escândalo estourou, deu uma entrevista esquisita em Paris, justificando que os recursos eram fruto de doações de caixa dois de campanha, como se isso não configurasse crime eleitoral. Depois, em pronunciamento à Nação, garantiu que fora traído pelos companheiros e que de nada sabia. Denunciado o caso pelo então procurador Antônio Fernando de Souza, tratou de dizer que era tudo uma farsa. Algo que nunca ocorrera na vida real. Invenção da imprensa. As versões, copiadas pelos réus do mensalão, não duraram um dia no Supremo Tribunal Federal.

De acordo com o que Valério disse a Veja, os avalistas dos empréstimos fajutos do Banco Rural ao PT não eram Delúbio Soares e José Genoino, como constava dos contratos, mas o próprio presidente da República de então. Se formos pensar bem, o raciocínio não é complicado. Que banqueiro iria emprestar uma montanha de dinheiro a duas agências de publicidade quebradas com as garantias de dois dirigentes partidários? Por outro lado, qual dono de instituição financeira negaria um pedido do presidente da República? Ainda mais um presidente tão generoso com o capital financeiro como foi Lula... (Continue lendo - AQUI).
 
Por: Roberto Freire no Brasil Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário