sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

FAZENDAS MAIS ANTIGAS DE BARROCAS _ Alambique

ALAMBIQUE

Na série FAZENDAS MAIS ANTIGAS DE BARROCAS, citaremos aqui mais uma das fazendas mais antigas de Barrocas – Alambique - indicando seus donos primitivos. Claro que não é uma informação exata a rigor; haverá muitas falhas, porém aproximará o mais possível da realidade. Para isso, recorri à memória privilegiada e às informações do barroquense João Gonçalves Pereira Neto e de outras pessoas antigas e conhecidas da região.

Com o passar do tempo, a Fazenda Alambique - que foi de Joaquim de Umbelino, tornou-se um povoado. Localiza-se a três quilômetros de Barrocas; sua principal fonte de renda é o cultivo da mandioca. Sua origem vem desde os portugueses que ali se instalaram ao longo da “estrada real” que passava na localidade ligando o litoral a Vila Nova da Rainha (Senhor do Bonfim).
Na baixada fértil iniciaram um plantio de cana-de-açúcar e instalaram um alambique. Daí o nome da fazenda e, depois, povoado. O senhor Umbelino é citado como um dos moradores mais antigos; foi dono da Fazenda Alto Alegre, que ficava entre o atual Alto Alegre e a Fazenda Alambique. Dizem que Umbelino teve um alambique na localidade, onde fabricava cachaça. No povoado de Alambique a estrada principal ramifica-se em três outras estradas, ligando a sede do município a vários outros povoados e fazendas.
Possui uma quadra de esporte e dois times de futebol: Náutico e Bahia. O Bahia foi fundado em 1990; em 1995, conquistou o título de campeão no Campeonato Regional de Barrocas. (Conf.: http://jornalanossavoz.blogspot.com/ ).

A comunidade católica está construindo uma igreja; os atos religiosos estão sendo celebrados na antiga escola; um grupo de jovens ainda está em formação. A moradora mais antiga da comunidade é a senhora Martiniana Cardoso de Oliveira.

Curiosidade: Uma antiga baraúna é um ponto de referência do povoado. Os moradores mais antigos já encontraram lá e os antepassados faziam referência a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário