segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

A COMUNICAÇÃO EM BARROCAS

http://jornalanossavoz.blogspot.com/

Barrocas não tinha Agência ou posto dos Correios, mas havia o trem que trazia e levava as correspondências, em um vagão (uma classe) do trem de passageiro destinado para esse fim. As pessoas podiam postar as cartas diretamente no Correio do trem. A estrada de ferro prestava também o serviço de telégrafo para a população. Os jornais chegavam pelo trem. Naquela época costumava-se chamar o jornal de notícia de gazeta. Já existia o jornal “A Tarde”; a mais famosa das revistas era “O Cruzeiro”. Pouca gente comprava jornal e revista, mas iam passando de mão em mão para os que tinham o hábito da leitura.

Fora das noticias que vinha pelo jornal “A Tarde” e pelo “Cruzeiro” ou por outro boletim de notícia de Serrinha, a comunicação dos fatos e acontecimentos era feita de boca em boca. E acontecia o que diz o ditado: “Quem conta um conto, aumenta um ponto”.
Mas, eu quero registrar aqui um jornalzinho de Barrocas que teve significativa importância na luta pela reemancipação de Barrocas. Refiro-me ao “VOZ COMUNITÁRIA”. Ele foi idealizado e criado por José Leonys Pereira Cosme (Leonys Pereira) e mais outras pessoas idealistas, justamente quando se começava a lutar pela reemancipação de Barrocas.
“Devido à grande dificuldade enfrentada por toda comunidade, surgiu a feliz e providencial idéia de se criar um veículo que divulgasse os fatos e colocasse de forma coerente e transparente os desejos e a voz de quem não tinha vez nem voz para se expressar. Eles tiveram o pensamento de criar um informativo de linguagem simples e de fácil compreensão” - conta Leonys. Foi o informativo “Voz Comunitária” que trouxe em destaqueem suas páginas a notícia:

“Somos Independentes! - Barrocas já tem prefeito”!
José Edílson de Lima Ferreira (Edílson da Serraria) estava eleito prefeiro de Barrocas e Joseval Ferreira Mota seu vice-prefeito.




JORNAL@NOSSA VOZ – BARROCAS-BAHIA


Dando continuidade ao processo de comunicação de massa em Barrocas, foi fundado, em cinco de setembro de 2005, o informativo impresso intitulado JORNAL@NSSA VOZ – BARROCAS-BAHIA. Uma criação de Rubenilson Nogueira e vem se mantendo com o apoio de sua equipe:Verônica Mota, Antônio Zacarias, Marcos Tripa, Telma Queiroz, Jailton de Deus, Berlane Nogueira, Wilian, Brito e Rafael, com a assessoria jurídica de Dr. Nerciso Lima.

No início começou com apenas duas páginas e pouco mais que 100 exemplares. Hoje é editado com 10 páginas e 1.000 exemplares. Seus temas são os mais variados: Atualidades, Opinião, Juventude, Esporte, Espaço do Leitor, Figura Popular, Me Contaram, Fala Povo, Perfil, Cidade em Foco. A edição de julho e agosto de 2010 teve um número especial, já comemorando oseu quinto aniversário, na qual lideranças da cidade e cidadãos e cidadãs comuns puderam dar sua opinião a respeito do Jornal.

Na ocasião, Marcos Tripa assim se expressou: “Foram cinco anos de crescimento, e hoje despertamos o prazer da leitura nas diversas pessoas do nosso município, independentemente de partido político, religião, classe social e/ou hierarquia social. Todos têm a possibilidade de se expressar aqui no Jornal@Nossa Voz”.

Clécio Avelino de Queiroz diz: “O Jornal tem uma grande importância no desenvolvimento do comércio que o utiliza como meio de divulgação de suas propagandas”.

José Almir afirma: “O Jornal impresso é um meio de informação de tudo que acontece em nossa cidade e região. O Jornal a Nossa Voz traz informações diversificadas e desperta o interesse pela leitura, levando o leitor a desenvolver seu senso crítico, tornando um cidadão atuante no meio social”.


O BLOG

Outra iniciativa ousada e fefeliz de Rubenilson Nogueira e sua equipe foi a criação blog http://jornalanossavoz.blogspot.com/. Sua primeira matéria postada data do dia 17 de Fevereiro de 2010. Daí para cá esta página vem sendo um sucesso. Pessoas de Barrocas espalhados por várias cidades, estados e países vêm acessando. Com menos de um ano de criada, o número de acessos já ultrapassou os 100.00 (cem mil).

Apesar de suas preferências políticas pessoais dos responsáveis, o Blog procura manter uma posição equilibrada quanto aos comentários e notícias de cunho político. Nos comentários postados relativos às diversas publicações, não faltam as críticas negativas, mas os elogios são muito maiores.

O blog presta um serviço muito importante aos barroquense e amigos de Barrocas que residem longe da sua terra. É um meio de cada um ser bem informado do que se passa no município e região, e de poder expressar suas opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário