domingo, 10 de outubro de 2010

LAZER E PASSA-TEMPOS NOS PRIMÓRDIOS DE BARROCAS



No início, o lazer das pessoas em Barrocas era muito simples. Mas as pessoas viviam felizes. Após um dia de trabalho e canseiras, famílias, vizinhos, amigos ou parentes se reuniam em frentes de suas casas, à noite, para baterem papo, contar estórias, anedotas, “causos”; faziam adivinhações e repassavam os fuxicos.


Vitrola antiga (gramofone)

Em outras noites, reuniam-se na casa de Pedrinho Pimentel para “apreciar” vitrola (um instrumento musical, com uma manivela que se girava para “dar corda” e poder fazer rodar um enorme disco de vinil de 78 rotações por minuto.



Aparelho de rádio antigo



Depois Pedrinho Pimentel e Joaquim Otaviano adquiriram aparelho de rádio que funcionava por meio de um “acumulador” (bateria de caminhão). Outras pessoas de poder aquisitivo maior foram adquirindo rádios. As baterias tinham que ser recarregadas em Serrinha. Foi aí que Joaquim Otaviano montou um catavendo, acoplando a ele um gerador que recarregava os acumuladores.

Acumulador que fazia os primeiros aparelhos de rádio funcionarem


Os adolescentes se divertiam jogando bola de borracha ou bola feita de meia velha de sapato cheia molambo ; também improvisavam uma bola enchendo de ar uma bexiga de boi conseguida no “curral da matança”; brincavam de cavalo-de-pau ou de trenzinhos formados de latas de sardinhas engatadas umas às outra e um ferro velho de passar como se fosse a locomotiva.

Também se divertiam badogando passarinho e armando arapucas, esparrelas, visgueiras, alçapões e eixos pelas roças e fazendas vizinhas.


Crianças brincando de picula

Nas noites de lua, meninos brincavam de cabana, corriam picula, “chicotinho queimado”, de “carneirinho quer mel”, cabra-cega. As meninas brincavam de roda, de lagarta pintada, anelzinho e outras brincadeiras inocentes. A vigilância das mães era grande sobre as meninas; raramente meninos e meninas brincavam juntos e isso somente entre irmãos e primos.

Primas e priminhos brincando de roda (Saudade!)


Os rapazes organizavam partidas de futebol para disputarem com os times das localidades vizinhas. Em vésperas de jogo de futebol, os galinheiros eram visitados à noite, para providenciar comida para os jogadores de fora e de casa.

Fonte: BARROCAS, uma filha da estrada de ferro – João Gonçalves Pereira Neto e Tiago de Assis Batista – 2007.

Parece estarmos falando de uma era longínqua, mas faz pouco mais de 60 anos. Rapidamente, tudo evoluiu. Hoje o lazer é outro e muito variado. A adolescência foge ao controle dos pais; os jovens vivem em outro mundo bem distante dos limites da família, da sua comunidade; ultrapassam fronteiras, navegam pelas ondas da rede mundial de computadores e formam suas comunidade, suas tríbus.

Vovozinha mexendo no computador - E por que não?


E ai dos pais que também não entrarem nessa da juventude. Ficarão para trás e jamais poderão entender e dialogar com seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário