sábado, 17 de julho de 2010

BARROCAS EMANCIPADA

João Olegário de Queiroz - primeiror prefeito municipal de Barrocas - Bahia

Com o desenvolvimento de Barrocas, seu filhos e moradores acharam justo que o distrito passasse à condição de cidade, emancipando-se de Serrinha. Como distrito, toda a arrecadação de Barrocas ia para os cofres do Município de Serrinha sem ter o devido retorno. Foi então que surgiu um movimento em prol da emancipação de Barrocas encabeçado pelas lideranças políticas locais.
Finalmente, depois de tantos esforços de sua gente, em força da Lei Estadual nº 4.444 de nove de maio de 1985, Barrocas foi emancipada. Em 15 de novembro do mesmo ano, foi eleito Prefeito Municipal da nova cidade o senhor João Olegário de Queiroz, tendo como seu vice o senhor Josemir Araújo Lopes. Os eleitos tomaram posse cobertos por uma liminar, pois a criação do município estava sub judice, em virtude de um processo que corria na Justiça Federal em Brasília, contra a emancipação.
A solenidade da posse aconteceu no dia primeiro de janeiro de 1986 presidida pelo Meritíssimo Juiz Dr. Emílio Salomão Pinto Resedá, que estava substituindo o titular da Comarca de Serrinha. A Câmara Municipal estava constituída dos seguintes vereadores: Miguel Carvalho de Queiroz, Moacyr Carvalho de Queiroz, Luiz dos Santos Queiroz (Pimba), João de Mata Queiroz (Joanísio), José Nário de Queiroz (Genaro), João Batista de Queiroz, Abílio Cardoso de Oliveira, Joseval Ferreira Mota e Justiniano de Jesus Mota.


ATUAÇÃO DO NOVO PREFEITO

A primeira providência tomada como prefeito de Barrocas foi à instalação da prefeitura na Rua José Maximiniano da Mota, com móveis adquiridos com o então governador João Durval Carneiro. Em seguida, conseguiu instalar de rede elétrica de Paulo Afonso em Barrocas e nas localidades de Alambique, Rosário, Lagoa da Cruz; construir de prédios escolares nas comunidades de Lagoa do Velho, Fazenda Coalhada, Periquito, Lagoa da Cruz, Alambique, Ipoeira, Nova Brasília, Ouricuri, São Miguel (Colégio Albino Junqueira); assumiu a administração da Maternidade Fernando Lima Queiroz, recuperando a sala de parto com a colocação do forro; construiu o antigo Posto Médico de Barrocas à Rua Maria das Dores e um pequeno Posto Médico na localidade Lagoa da Cruz; comprou uma ambulância com verba adquirida do Governo Federal.
João Olegário continuou o calçamento iniciado e interrompido pelos prefeitos anteriores de Serrinha. Pavimentou a Rua Padre Demócrito até a casa residencial de Laerte, subindo para o lado Sul até encontrar a rua Maria das Dores; colocou naquela rua o nome de Décio Teixeira (um telegrafista de Serrinha). E assim foi concluindo o serviço de pavimentação das outras ruas. Por intermédio do então Governador Dr. Antônio Carlos Magalhães, foi construído o antigo Posto Médico de Barrocas situado à Rua Maria das Dores.
Mas não foi só isso, João Olegário deu continuidade aos projetos apoiados pelo FUNDEC e iniciados antes da criação do novo município de Barrocas:
Construção do matadouro: balança de pesagem para gado vivo, outra para o açougue;
Projeto para abastecimento de água da cidade - Apesar de estar pronto só foi inaugurado após o mandato do Prefeito João Olegário; 
Construção e equipamento da Maternidade Fernando Lima de Queiroz - na gestão de João Olegário, foi feito alguns melhoramentos, como forro na sala de parto etc;
Casas de farinha de Minação e Barrocas Foram equipadas com: forno elétrico, prensa manual, triturador de farinha, ralador elétrico e cocho azulejado. A casa de farinha da Minação encontra-se em funcionamento;
Ampliação do Ginásio JúlioVeríssimo;
• Construção da Praça São João - Foi construída em terrenos da Igreja através de um acordo feito com o padre Lucas, com a promessa de que a Igreja seria contemplada com outra área doada, para construção de uma casa e instalação de uma Congregação de Freiras - o que não aconteceu;
• Iniciou a construção da quadra poliesportiva;
• Construção de duas salas, uma área livre e cantina.
• Apoio ao artesanato, corte e costura: Foram compradas cinco máquinas, mesas, cavaletes e peças de tecidos, vindo a funcionar até a diretoria seguinte.
• Foi comprado um serviço de altofalante que funcionou por muito tempo;
• Posto avançado do Banco do Brasil, conseguido por intermédio do FUNDEC que começou atender ao público em 1985, no prédio onde funcionava a Prefeitura; posteriormente mudou-se para o prédio do Posto Telefônico, onde antes foi instalado o motor da luz .
Todo o benéfico vindo do FUNDEC foi por intermédio da Associação do Desenvolvimento Comunitário de Barrocas, segundo depoimento do senhor Joseval Ferreira Mota, primeiro Presidente da referida Associação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário