quinta-feira, 30 de março de 2017

PESSOAS QUE MARCARAM BARROCAS



João Afonso da Silva (1897 - 1980) - Primeiro comerciante de Barrocas,construiu a primeira capela e trouxe a escola publica para o povoado.


João Afonso da Silva - filho de Joaquim Afonso e de Maria Norberta; veio da Fazenda Os Afonsos e instalou-se em Barrocas em 1925, construindo a primeira casa residencial e comercial de secos e molhados; construiu a primeira capela (1928) e a primeira escola, trazendo as primeiras professoras para o povoado; durante a “seca de 32”, trabalhou como feitor de turma na estrada transnordestina (BR 116). João Afonso casou-se três vezes. Com a primeira esposa, D. Josefa Maria de Jesus (casamento realizado em 20 de abril de 1915, na Fazenda Muricy), teve os seguintes filhos: Sátira, Maria , Ana, Cornélio e Percília; do segundo casamento com D. Almira, teve: Florentina, Leobino, Edite, Judite, Décio e Anete; o terceiro casamento foi com D. Corina Maria da Silva - casamento realizado em Queimadas- Bahia, no dia 02 de outubro de 1956 - (sem filhos); de Barrocas, mudou-se para Salvador e depois para Queimadas-BA, onde foi dono da Pensão Continental e delegado de polícia. Faleceu nessa cidade, em 18 de agosto de 1980.

Professora Alice - Primeira professora pública de Barrocas - 1928.
Foi professora de João Olegário, de João Neto, de Maria Pimentel, de Paulo de Oliveira e Siva e de outros dessa época.


Casal Antônio Roberto de Queiroz e sua esposa Maria das dores de Queiroz - está entre os primeiros moradores e comerciantes de Barrocas.

Antônio Alves de Queiroz (conhecido também como Antônio Roberto de Queiroz), filho de João Alves de Queiroz e de Francilina do Amor Divino; segundo comerciante de Barrocas; esposo de Maria das Dores do Amor Divino (Dasdores); irmão de Sinfrônio Alves de Queiroz; filhos: José Martins (Zezé), Maria Olavina, Joaquim, João Benício, Anita Edite, Lira Hilda, Ana Eulália (Donana), Maria das Dores (Dasdorinha) e Donato.

Pedro Esmeraldo Pimentel - terceiro comerciante de Barrocas,
 transferiu-se para queimadas - BA e, depois para Irecê, onde faleceu.
Casa construída  por Pedro E. Pimentel uma das primeiras casas de Barrocas. Hoje pertente ao Dr. Antônio Ezequiel.

Pedro Esmeraldo Pimentel (Pedrinho Pimentel), filho de Pedro Pimentel de Oliveira e Henriqueta Francisca de Oliveira; casado com D. Isaura (Gudinha), tiveram os seguintes filhos: Dayse, Zefira, Irane, Moacir, Mauro, Marivaldo, Edilson e Ivone.
Foi Pimentel o fundador da terceira casa de comércio de Barrocas. Vindo da Fazenda Fortuna, próximo ao povoado de Pedras (hoje Teofilândia); seu estabelecimento comercial ficava localizada à atual Rua Antônio Queiroz. Posteriormente, ele construiu a sua casa de residência, em estilo emoldurado, próximo ao estabelecimento. A referida casa existe até hoje, sendo seu atual proprietário o Dr. Antônio Ezequiel – que conservou sua fachada original. Pimentel foi também sub-delegado de polícia quando Barrocas era apenas um povoado; teve armazém e padaria em Santa Luz, depois transferiu-se para Queimadas - BA, onde continuou com o mesmo ramo de comércio. Após alguns anos, naquela cidade, mudou-se para Irecê - BA, continuando no ramo de comércicio até sua morte. Sua família está espalhada por outras cidades, permanecendo a maioria em Irecê. Pena que seus filhos, barroquenses, perderam o contato com nossa terra.
Mas os posteriores líderes de Barrocas sabem reconhecer o valor e preservar a memória de todos os lutadores que contribuíram para a história e engrandecimento do Município, dedicando a eles nomes de ruas e de estabelecimentos públicos.

Ediel de Assis Batista e sua esposa Maria Pimentel Batista, irmã de Pedro Esmeraldo Pimentel.  

Ediel de Assis Batista, oriundo de Timbó (Esplanada – Bahia) chegou a Barrocas no início da década de 30 como feitor de turma da estrada de ferro; casou-se com Maria Pimentel de Oliveira, irmã de Pedro Esmeraldo Pimentel; deixou a estrada de ferro; teve padaria e tenda de funileiro; mudou-se para a Fazenda Fortuna, de lá, mudou-se para Serrinha e Alagoinhas, onde voltou a trabalhar na estrada de ferro; morreu em 21 de abril de 1992; filhos: Ediel (Tiago), Maria, Edgard, José, Izabel, Maria José, Antônio (Assis), Francisca e Rosalva.



Casal Sinfrônio Alves de Queiroz e D. Maria Madalena de Queiroz (D. Mariquinha);Pais de João Olegário, Antônio Simões, João da Mata de Queiroz (Joanísio) e outras filhas.

Sinfrônio Alves de Queiroz, filho de João Alves de Queiroz e de Francelina do Amor Divino, irmão de antônio Alves de Queiroz (seu Queiroz); casou-se com Maria Madalena de Queiroz (D. Mariquinha), em 28 de novembro de 1917; tiveram os seguintes filhos: Antônio Simões , João Olegário, Maria Francisca (Maricas), Maria Constância (Maricota), Maria Marta (Zizi), Maria Josefa (Zezé), Maria Edite (Marocas), Bárbara, Gerônima (Nena), Luzia, Isabel (Belinha), Francelina (Cininha), Josefa Francisca (Zifa) e João da Mata (Joanisio); foi dono da Fazenda Aroeira e Fazenda Pirajá, entre outras. 


Mons. Carlos Olímpio Ribeiro, pároco de Serrinha, ainda jovem.



Mons. Carlos Olímpio Ribeiro, pároco de Serrinha, já idoso (foto de 1947).

Pe. Domócrito Mendes de Barros, por muitos anos, pároco de Serrinha.
(Foto tirada em 1947, quando ainda era Vigário cooperador de Monsenhor Carlos Olímpio).

Esses Sacerdotes não são Barroquenses, mas muito se dedicaram para manter a Fé Cristã em Barrocas. Muitos de nós fomos batizados ou fizemos a primeira comunhão com eles. Muitos casamentos de nossos pais, parentes e amigos foram  abençoados por eles.

João Olegário de Queiroz
Primeiro prefeito de Barrocas
Eleito em 15 de novembro de 1985.

João Olegário de Queiroz - filho de Sinfrônio Alves de Queiroz e de Maria Madalena de Queiroz (Mariquinha); nascido no dia seis de março de 1920; casado com Helena Firmina de Queiroz; comerciante, trouxe a cultura do sisal para Barrocas e região, foi dono do primeiro caminhão de da cidade e do primeiro motor de beneficiar o sisal; vereador por Serrinha em vários mandatos e primeiro prefeito de Barrocas; filhos: José Benevides, Maria Helena, Celso, Ivone, Ivan, Irene, Iran, Jackeline, Iraci e Augusto; falecido em 26 de abril de 2009.


José Edilson de Lima Ferreira .Prefeito de Barrocas por dois mandatos:De 2001 a 2004 e de 2005 a 2008.

José Almir Araújo Queiroz (centro), atual prefeito municipal de Barrodas, eleito em 2008.
À esquerda, o vive-prefeito João da Mata de Queiroz; à direita, o vereador Gilberto de Queiroz Brito (Betão).

Prefeito, vice e vereadores de Barrocas no momento da diplomação.
José Almir Araújo Queiroz  (Almir de Maciel) prefeito municipal de Barrocas por dois mandatos: 2009-2012 e 2013-2016. 

José Jailson de Lima Ferreira, prefeito atual de Barrocas.


Prefeito, vice e vereadores de Barrocas no momento da diplomação.
__________________________________


Muitas outras pessoas marcaram Barrocas, cujos nomes os barroquenses da nossa geração conservamos na memória e no coração e os mais novos já deverão ter ouvido falar em seus nomes. Nas pessoas mais antigas acima lembradas, queremos fazer memória àquelas que não foram mencionadas.

Posted by Tiago de Assis Batista

Conheça http://barrocas-bahia.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário