segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Com celebração de missa campal e procissão, é aberto o Ano da Fé em Coité


Por Robson Cordeiro
Com celebração de missa campal e procissão, é aberto o Ano da Fé em Coité Comunidades da zona rural e da sede se reuniram às 18h no Largo da Matriz.

 O Ano da Fé proclamado oficialmente pelo Papa Bento XVI em Roma, no dia 11 de outubro, e aberto em âmbito nacional durante a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional no dia 12 de outubro,data em que se comemora a padroeira do Brasil, teve inicio na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Conceição do Coité, na noite de domingo (28), quando foi celebrada uma missa campal celebrada pelo padre Charles Santana Bastos, seguida de uma procissão pelas principais ruas da cidade, convidando os fiéis a renovarem sua fé em Jesus Cristo.

Durante a homilia Pe. Charles elucidou aos fiéis os princípios e fundamentos do Ano da Fé na Igreja Católica inaugurado pelo Papa Bento XVI este mês e que acontecerá até novembro do próximo ano. Durante a celebração na praça foi realizada a 1ª comunhão dos jovens do curso de Crisma.

Em nota, a presidência da CNBB deseja a todas as Igrejas locais do Brasil, que esse Ano seja, como indicou o Santo Padre, ‘um momento de graça e de compromisso para uma conversão a Deus cada vez mais completa, para fortalecer a nossa fé nele e para O anunciar com alegria ao homem do nosso tempo’ (Bento XVI, Homilia, 16 de outubro de 2011)”.

Na paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Coité, assim também como em todas as comunidades e paróquias da diocese de Serrinha, o período entre outubro de 2012 e novembro de 2013, tempo em que corresponde ao Ano da Fé será oportuno para os cristãos católicos renovarem sua fé e vive-la com mais intensidade. As doutrinas e demais orientações aos fiéis dadas pelo Sumo Pontífice Bento XVI estão contidas na Carta Apostólica Porta Fidei (“A porta da fé”).

A “renovada atenção” aos documentos conciliares, ao Catecismo da Igreja Católica – que comemora 20 anos da sua publicação – e a história da fé da Igreja Católica ao longo de mais de dois mil anos foram destaques na mensagem da CNBB. Esses instrumentos “nos permitirão crescer no conhecimento de nossa fé e em sua vivência cada vez mais decidida, para continuar a testemunhá-la com coragem em nosso tempo”, destacou a mensagem.

Para finalizar a nota, o presidente da CNBB, Dom Raymundo, invocou a proteção da Mãe Aparecida para todo o povo brasileiro. “Invocamos sobre a Igreja no Brasil a proteção da Virgem Aparecida, ela que ‘acreditando n’Aquele que gerou, concebeu-o também num ato de fé’ (Santo Agostinho, Sermo 215). Acompanhe-nos ela, ao longo deste Ano, sendo nossa mestra na fé, que consiste em estar à disposição para que se cumpra também em nós a vontade de Deus (cf. Lc 1, 38)”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário