quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

BARROCAS E O TANQUE DO BARRACAMENTO
















FINALMENTE, LEMBRARAM DE LIMPAR O TANQUE DO BARRACAMENTO

Já era tempo de a Prefeitura mandar limpar o velho Tanque do Barracamento. Esse tanque faz parte da história de Barrocas. Surgiu com a passagem da estrada de ferro pela Fazenda Espera de José Alves Campos, cujas terras chegavam até esta área onde hoje está assentada a cidade de Barrocas.

De um ponto de parada do trem para embarque de material, tornou-se um ponto de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias; depois, surge uma estação de madeira com o nome de Barrocas e, ao redor, vão surgindo casas e bodegas; nasce o povoado, constrói-se uma estação; surgem armazéns de compra de cereais, couros e peles; mais tarde, compra de sisal.

O local de onde tiravam material para assentamento dos trilhos da ferrovia tornou-se um tanque. Como ficava perto do velho barracamento que abrigava os trabalhadores da estra de ferro, chamados de “garimpeiros”, o tanque ficou conhecido como Tanque do Barracamento Velho. Esse tanque tem um grande significado para Barrocas, pois era dele que a população tirava água “para o gasto” e até para beber.

Pelo fato de o Tanque do Barracamento ter nascido com a cidade e ter sido de tamanha utilidade à população por muito tempo, deve ser conservado com muito carinho e estima. O poder público e a população terá que zelar por ele.

Sonho em ver toda aquela área a seu redor ser urbanizada e o Tanque do Barracamento Velho ser uma atração turística da cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário